Na região, foram mais de mil vagas foram fechadas no mês passado
Reprodução Tnonline publicado 24/08/2015
A região perdeu mais de 2,2 mil vagas de trabalho durante os três últimos meses, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Governo Federal. Julho foi o pior mês do ano, com mais de 1 mil cargos extintos em Apucarana, Arapongas, Ivaiporã, Jandaia do Sul e Faxinal, ultrapassando junho, que também teve um mau desempenho, em cerca de 100 vagas. O mês foi especialmente ruim para Arapongas, que registrou uma diminuição de mais de 700 postos de trabalho.
A redução é puxada pela crise na indústria. Só o cargo de alimentador de linha de produção registrou uma baixa de 220 vagas neste mês em Arapongas. Na sequência aparece o posto de embalador a mão, com redução de 41 vagas. Auxiliar de escritório teve 35 vagas extintas no mês, uma a mais do que o cargo de assistente administrativo. No total, o município registrou 703 vagas de trabalho encerradas em julho, cerca de 90 vagas a mais do que o registrado no mês anterior.
Nos três últimos meses, foram 1,4 mil vagas a menos. Já no acumulado do ano, a cidade perdeu 837 vagas formais. O mercado de Apucarana teve redução de 309 postos de trabalho no mês de julho. O resultado foi um pouco pior do que o registrado no mês anterior, quando 304 vagas foram extintas. Nos três últimos meses, o município chegou a uma redução de 861 vagas. Já no acumulado do ano, o resultado ficou em menos 957 vagas.
Movimento é grande na agência do trabalhador de Arapongas - Foto Tribuna |
Os cargos que tiveram mais retração em Ivaiporã foram operador de caixa e vigia, ambos com cinco postos a menos. Em seguida estão, com resultado negativo de quatro vagas, professor de Ensino Fundamental com Ensino Superior, servente de obras e pedreiro. No total, o município registrou menos 25 vagas de trabalho. O resultado chama atenção porque, diferentemente das outras duas maiores cidades da região, Ivaiporã estava com resultados positivos na geração de empregos, chegando a 97 novos empregos em maio.
O último resultado negativo da cidade havia sido em março, com menos quatro postos de trabalho. Isso faz com que, no compilado do ano, Ivaiporã tenha uma criação de empregos positiva, chegando a 118 novos postos de trabalho. Na média geral dos cinco municípios pesquisados, o saldo acumulado do ano é negativo em mais de 1,7 mil vagas formais. BRASIL Julho foi um mês ruim em todo país. O Brasil fechou 157.905 vagas formais.
Este é o pior resultado para o mês da série histórica, iniciada em 1992. Também foi o quarto mês seguido de retração no número de vagas. Só o Paraná perdeu mais de 12,3 mil postos de trabalho em julho. Foi o pior resultado registrado no estado desde 1995.