Capa

Capa
» » » » » ARAPONGAS | SAÚDE | UPA contará com raio-x

Demora foi causada por problemas estruturais desde a inauguração em 2012

 - Reprodução Jornal Tribuna do Norte - Cindy Annielli - Edição 7.418  publicado 28/10/2015 
INAUGURAÇÃO - Prédio da UPA Jair Ribeiro foi inaugurado em 20 de dezembro de 2012, na gestão do ex-prefeito Beto Pugliesi
READEQUAÇÃO - Como o imóvel não oferecia estrutura adequada, o prédio passou por reforma e, então, foi equipado 
ATENDIMENTO - O prédio foi reinaugurado em 31 de março de 2014, quando o atendimento começou a ser prestado para população. 
A Prefeitura de Arapongas publicou nesta semana edital de licitação para compra de peças para a máquina de raio-x da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do jardim Caravelle. A Secretaria Municipal de Saúde admitiu à Tribuna que o aparelho nunca foi usado na unidade - que oferta atendimento desde março do ano passado - por conta das inadequações no prédio e que agora aguarda a instalação de peças licitadas. Sem atendimento, pacientes que necessitam do exame são encaminhados para o Hospital Regional João de Freitas e Hospital Santa Casa da Misericórdia por meio de convênio. A expectativa da secretaria é que a máquina comece a funcionar daqui 1 mês. 
"Nenhum paciente fica desassistido. Os dois hospitais são nossos parceiros e atendem à demanda. Mas com o raio-x na UPA vai facilitar o diagnóstico e atendimento", assinala o secretário Municipal de Saúde, Antônio Garcez Novaes Neto. 
Conforme o secretário, a UPA, construída na gestão anterior e concluída em 2012, não oferecia condições para instalação e funcionamento do equipamento. 
"Entregaram a obra sem as mínimas condições de colocar um aparelho de raio-x. A UPA inteira passou por reforma e em seguida um processo de transformação elétrica. Foi um projeto mal elaborado que dependeu de muitas adequações", afirma. De acordo com ele, agora falta apenas a instalação de peça licitadas. "O material foi licitado e demorou para chegar. Agora a peça para a carga de força chegou e solicitamos a montagem com o fabricante", informa. 
O secretário diz que o complemento publicado em edital tem relação com a informatização do equipamento. "O complemento é para a aquisição de peças externas ao computador para viabilizar o laudo digital", esclarece. 
Segundo ele, a sala de exames está liberada após laudo técnico de levantamento radiométrico. O teste é realizado para medir os níveis de radiação e de proteção da parede, para que a radiação não ultrapasse o local. 
HABILITAÇÃO - Ainda segundo o secretário, apesar de estar funcionando há mais de um ano e meio, a UPA foi habilitada pelo Ministério da Saúde apenas na semana passada e passará a receber recursos mensais da ordem de R$ 170 mil do Ministério da Saúde para ajudar no custeio dos atendimentos. Conforme o secretário, o reforço financeiro repassado para as unidades qualificadas é maior. "Isso depende de alguns critérios do Ministério da Saúde. Vou entrar em contato para saber quais ações serão solicitadas para a qualificação da UPA de Arapongas", assinala Novaes Neto.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga