As interrupções no abastecimento de água em Arapongas levaram o Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da cidade a buscar explicações junto à empresa de saneamento, com a qual a prefeitura tem contratos há muitos anos.
O órgão municipal autuou a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) na cidade por falha na prestação do serviço e não atendimento à demanda dos consumidores.
A empresa vem executando obras por consequência das tempestades desde o dia 9 de janeiro, que afetou Arapongas e diversos municípios paranaense.
Por meio da página oficial do Procon no facebook a atuação se tornou pública nesta quinta-feira (21).
No documento, o Procon afirma que mesmo a situação sendo classificada como de calamidade pública, em razão das fortes chuvas que assolaram o Município de Arapongas, a Sanepar não apresentou plano de atendimento emergencial à população.
O órgão também cita que a empresa não disponibilizou meios alternativos de fornecimento de água para a subsistência humana, entre outros vícios na prestação do serviço.
O vereador Lita Evangelista (PHS), comentou que o setor de fiscalização do Procon em Arapongas recebeu várias reclamações. "Penso que a população está certa, pois para Arapongas a empresa precisa apresentar um cronograma de obras", disse.
Para Lita uma empresa do porte da Sanepar não pode depender de voluntários, visto que a empresa dispõe de recursos suficientes para manter um frota de veículos preparados para esse tipo de imprevisto.
A nota não informa o valor da multa que poderá ser aplicada ou se deu prazo para que sejam apresentadas justificativas para o auto de infração.
Na nota, o Procon lembra que Governo do Estado do Paraná, divulgou que serão concedidos descontos de até 20% no valor das faturas, por falta de fornecimento de água e alerta para que todos os consumidores fiquem atentos aos valores das faturas. De acordo com o órgão o desconto será concedido em fatura que possua período de apuração no mês de janeiro de 2016, devendo procurar o Procon para exercício dos direitos dos consumidores.
Blog publicado 21/01/2016