Capa

Capa
» » » » ARAPONGAS | SAÚDE | Arapongas registra queda no índice de infestação de Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou o resultado do segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA) de 2016. O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 15 de abril e apresentou um índice de 0,4%, contra o primeiro Lira realizado em janeiro, que apontou 2,4%.

Conforme o secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto este percentual, apesar de mostrar uma diminuição drástica, ainda não tira o município da situação de sobreaviso em relação a Dengue, levando a Secretaria de Saúde a não baixar a guarda e implementar ainda mais as ações de combate à Dengue.

Ele acrescenta que a Secretaria de Saúde continua na mesma estratégia, que é envolver tanto os agentes de endemias, como a própria população, que deve se empenhar cada vez mais em ações preventivas a serem adotadas em seu cotidiano, contra a proliferação do vetor da doença.

"Para a população, a palavra de ordem continua sendo a mesma, ou seja eliminar todo e qualquer objeto que possa acumular água, diminuindo assim as condições favoráveis para a proliferação do mosquito transmissor da Dengue", alertou o secretário.

Segundo ele, os bairros com maiores índices de infestação estão na Zona Sul, Jardim Brasil, Jardim San Raphael, Vila Araponguinha e nos Distritos de Aricanduva e do Campinho. 

Ele finaliza informando que entre agosto de 2015 e janeiro de 2016 o município de Arapongas registrou 42 casos positivos de Dengue, sendo que neste mesmo período foram apontados mais 168 notificações de casos suspeitos. 

A cidade também registrou 3 casos confirmados e 15 suspeitos de Zica e 3 confirmações e 5 suspeitos de Chikungunya.

NOVO INFORME - Nesta terça-feira (19), a Secretaria Estadual da Saúde divulgou um novo informe sobre a situação da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus no Paraná. Apesar do fim do verão, o número de casos segue aumentando e mais quatro municípios entraram em epidemia de dengue: Jardim Olinda, Santo Antônio do Caiuá, Cambé e São Sebastião da Amoreira. 
O boletim desta semana revela que o Estado já registra 34.050 casos de dengue. São 9.657 ocorrências a mais do que no informe anterior. O aumento se deve a atualização dos números referentes à Paranaguá, no Litoral do Estado.
ÓBITOS - Nesta semana, o boletim da Secretaria da Saúde confirmou ainda novas mortes em Paranaguá (2), Foz do Iguaçu (2), Santa Helena (1) e Medianeira (1). Desde agosto do ano passado, já são 40 óbitos causados pelo vírus da dengue no Paraná. 
Quanto a contaminação por zika vírus, foram confirmados 248 casos no Paraná entre agosto de 2015 e abril de 2016. Destes, 22 são relacionados à gestantes. No mesmo período, 50 pessoas foram diagnosticadas com a febre chikungunya.

PMA/AEN publicado 20/04/2016

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga