Pilotar uma moto com excesso de peso traz sérios riscos à segurança no trânsito. Uma bagagem a mais pode fazer toda a diferença e colocar em perigo a vida do condutor, do passageiro e de outros motoristas. Por isso, a legislação proíbe o peso inadequado de carga, que causa o desequilíbrio da moto, além de reduzir a vida útil das peças, como freios e pneus.
“O peso de bagagem e dos acessórios deve ser distribuído da maneira mais nivelada possível dos dois lados da motocicleta para minimizar uma possível instabilidade. É fundamental que o peso total do condutor, do passageiro, dos acessórios e da bagagem não exceda o limite máximo de carga”, orienta o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad.
Para reduzir o risco de acidente é necessário estar atento também à cilindrada da moto – quanto mais baixa ela for, menor é o peso suportado. Uma motocicleta de 50 cilindradas, por exemplo, suporta cerca de 90 quilos e uma moto de 100 a 150 cilindradas pode levar aproximadamente 166 quilos.
“É importante verificar ainda se os acessórios e as bagagens estão firmemente presos na motocicleta, já que o deslocamento desses itens pode causar um desequilíbrio repentino e, consequentemente, um grave acidente”, complementa Traad.
CAMPANHA – Para chamar a atenção para a prevenção de acidentes e a redução do número de vítimas no trânsito, o Detran/PR adotou uma estratégia diferente. Como parte das ações do movimento Maio Amarelo, a autarquia criou 31 pequenas campanhas publicitárias, com duração de um dia cada uma, sobre atitudes que podem fazer a diferença.
AEN publicado 16/05/2016