Capa

Capa
» » » » DIOCESE | ENCONTRO DIOCESANO | Pastoral Fé e Política realiza encontro com pré-candidatos

Envolvimento na política «é uma obrigação para um cristão», frisa papa Francisco

     -      publicado 07/07/2016 - Fotos: sanderbreu
A Diocese de Apucarana, através da Pastoral Fé e Política promoveu na tarde desta quinta-feira (07),  um Encontro Diocesano para falar com os pré-candidatos ligados à igreja que estão à frente de pastorais e movimentos de Ministérios. Estiveram presentes diversos agentes da política e pessoas interessadas nas eleições desse ano das cidades que compõem a diocese.
O encontro teve por finalidade fortalecer a pastoral e orientar os pré-candidatos sobre o papel deles como candidatos. No evento foi entregue uma cartilha aos pré-candidatos a cargos eletivos.
De acordo com o coordenador diocesano da Pastoral Fé e Política, Padre Geraldino Proença muitos queriam marcar reunião com Bispo e o encontro foi a melhor forma para atende-los. "Nós temos um grupo diocesano da Fé e Política que queriam também esse momento, convidamos eles e mais alguns ligados e não sabíamos que tinha tantos e de repente outras pessoas ligadas a outras igrejas pediram para participar. Temos também pessoas ligadas não só a igreja católica participando. Sabemos que muitos outros gostariam de participar desse evento, ouvir e receber a cartilha entregue no encontro. Essa cartilha foi produzida 200 mil unidades e recebemos três mil exemplares para a Diocese de Apucarana. Num primeiro momento, o encontro é mais para quem está ligado a igreja e se decidiu sair pré-candidato. Possivelmente faremos outro aberto para todos pré-candidatos", garantiu Geraldino. 

Dom Celso, Pe. Geraldino e Pe. Paulinho
A cartilha surgiu na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), regional Paraná, visando orientar na formação política das pessoas cristãs, motivá-las à participação no processo político e fornecer critérios para orientar os cidadãos nas eleições deste ano. 
Geraldino afirma que o encontro trará aos participantes uma motivação para se envolverem com a Pastoral Fé e Política. "Então é esse também o nosso objetivo. Acreditamos que a parir disso, motivá-los também a serem candidatos e acreditar na política, é possível fazer a diferença não com um papel cristão, como leigo que está envolvido".
No próximo sábado, 09, inicia a escola diocesana de ensino social da igreja que é para motivar a pastoral fé e política. Já são 70 pessoas matriculadas para essa escola, dividida em 3 etapas.
Documento 105 - O bispo diocesano dom Celso Antônio Marchiori falou do lançamento em 27 de maio desse ano, do Documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”. O texto foi aprovado pelo episcopado brasileiro durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB, ocorrida em abril passado, em Aparecida (SP).  
No novo Documento, o cristão leigo é compreendido como sujeito eclesial, “aberto ao diálogo, à colaboração e à corresponsabilidade com os pastores” . Seguindo a metodologia Ver, Julgar e Agir, o Documento 105 está dividido em três capítulos. O primeiro apresenta o marco histórico-eclesial da caminhada da vida dos cristãos leigos e leigas. O segundo trata da compreensão da identidade e da dignidade laical como sujeito eclesial e identifica a atuação dos leigos, considerando a diversidade de carismas, serviços e ministérios na Igreja. Já o terceiro e último capítulo aborda a dimensão missionária da Igreja e indica aspectos, princípios e critérios de formação do laicato. 
Dom Celso lembrou que o papa Francisco frisa o envolvimento na política, sendo uma obrigação para um cristão: "Devemos nos envolver na política, porque a política é uma das formas mais elevadas da caridade, visto que procura o bem comum. E os leigos cristãos devem trabalhar na política", citou o Bispo, destacando que a igreja não apresenta políticas partidárias, mas o que espera de um bom político, baseado no Evangelho.
O Movimento Fé e Política, criado em junho de 1989, procura responder aos desafios colocados no mundo de hoje, segundo sua Carta de Princípios. O Movimento Fé e Política pretende ser um serviço de formação e informação sobre questões de política, cultura, ecologia, ética e espiritualidade. Ele pretende reforçar e estimular a experiência dos grupos de reflexão, celebração e aprofundamento.
O encontro teve ainda orientações do Padre Paulo Adriano do Amaral Fernandes, de Apucarana e do procurador do município de Apucarana, Doutor Paulo Sérgio Vital.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga