Capa

Capa
» » » » » » ARAPONGAS | SEGURANÇA | Alunos da Escola de Formação de Soldados iniciam estágio em Arapongas

Os alunos da Escola de Formação de Soldados da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) iniciou a fase de estágio operacional do curso que está na reta final. 

     -     por Vanuza Borges, do Jornal Tribuna do Norte 14/09/2016
Arapongas  conta com 40 policiais a mais nas ruas, o que representa um aumento do efetivo da corporação em cerca de 20%. São 33 homens e sete mulheres, que integram a 2ª turma da Escola de Formação de Soldados da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O estágio operacional supervisionado é considerado a última etapa preparatória dos soldados, que devem cumprir um total de 1,5 mil horas de formação. A formatura está prevista para fevereiro de 2017. 
1,5 mil horas de formação são exigidas dos novos policiais até a formatura, prevista para fevereiro
  • O número de soldado na 2ª turma da Escola de  Formação de Soldados de  Arapongas aumentou 42%.  São 40 policiais em formação contra 28 na 1ª turma, que foi formada em 2013/2014. Dos alunos soldados, sete são mulheres. Uma delas é a Roberta Roque, de 22 anos, que esta va ansiosa para colocar em prática o que aprendeu na sala de aula. "Recebemos o mesmo tratamento que soldados do sexo masculino. O treinamento foi muito bom e me sinto preparada para começar o estágio operacional", diz.
  • O colega de turma Lauro Felipe dos Santos Júnior, de 27 anos, também estava animado  para iniciar mais esta etapa na carreira de policia militar. "Foram seis meses de instruções teóricas e prática e será muito prazeroso colocar esse conhecimento em prática", assinala.
  • Nas ruas, os novos soldados chamaram a atenção da moradora Emily Caroline de Oliveira, de 19 anos que passava por uma das ruas do Residencial Araucária, local onde foi realizado o estágio. "Espero que melhore a segurança, porque com mais policiais vai inibir a criminalidade", aguarda.
Para o comandante da 7a CIPM, Sandro Segóvia, o efetivo maior vai possibilitar a presença constante da PM nos diversos bairros da cidade. "Também poderemos realizar mais operações, como a de hoje", exemplifica. Os novos soldados participaram de uma operação no Residencial Araucária, onde tiveram a oportunidade de participar de abordagem em veículos, revista pessoal e cumprimento de cinco mandados de busca, apreensão e prisão. Em um dos endereços foi localizado um pé de maconha. O morador foi encaminhado à sede da 22a Subdivisão Policial (SDP). 
Segóvia observa que a 2a turma da Escola de Formação de Soldados faz parte da re-estruturação da Polícia Militar iniciada em 2013. Neste período, o Governo do Estado contratou cerca de 4 mil novos policiais. "Com os novos soldados, o efetivo será maior não só em Arapongas, mas também em Sabáudia", garante. 
Segundo o comandante, no município vizinho, o quadro de policiais também será aumentado, passando de dois policiais por turno para quatro. "Os novos soldados também vão cumprir parte do estágio operacional em Sabáudia. Até agora dentro do quartel foram cumpridas 1.110 horas. Temos 390 horas de atividades ainda que serão desempenhadas nas ruas nas mais diversas situações operacionais", diz.
 Nos primeiros meses de curso, os alunos passaram por aulas teóricas e práticas de disciplinas como direito, defesa pessoal, tiro, técnica e tática policial, policiamento ostensivo e, em especial comunitário, além de direitos humanos e abordagem. "A partir de hoje (ontem) serão escalados nas atividades de ruas sempre junto com um policial antigo", frisa. 
Para o presidente do Conselho  Comunitário de Segurança (Conseg), Edwaine Aparecido Arduin, a presença dos novos policiais vai ajudar a minimizar os índices de criminalidade, principalmente de furtos e roubos. "Será um diferencial nas ruas para termos uma redução nos índices de criminalidade e uma sensação maior de segurança para a comunidade", espera.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga