
De acordo com o projeto, a equiparação é decorrente do reajuste do piso nacional da categoria (Lei federal nº 11.738/2008). Na mensagem enviada ao Legislativo (nº 064/2013), o Executivo destaca que “o piso nacional (de R$ 1.567,00) ficou acima do salário do nível especial I, classe 1, que é de R$ 1.462,92”. E explica que, em consequência, além da revisão geral anual de 6,49% – aprovada recentemente na Assembleia, faz-se necessário um aumento diferenciado para os professores de mais 0,6%, retroativo também ao mês de maio. A proposta foi aprovada pelo voto unânime dos deputados presentes, em redação final.
Pedágio– Nesta sessão aconteceu ainda um pronunciamento do advogado Jorge Custódio, representante do Movimento Popular Contra Corrupção e por Amor a Londrina. Ele agradeceu aos deputados pela instalação da CPI do Pedágio e fez a entrega de um documento, com centenas de assinaturas de paranaenses, com reivindicações que apontam a necessidade de um levantamento urgente dos contratos com as concessionárias de pedágios. No documento é solicitada também a implementação de soluções – como a duplicação –¬ para melhorar a situação das estradas que cortam o estado, onde são registrados muitos acidentes. “Nossa luta é pela dignidade, queremos que os deputados ouçam os nossos pedidos”, frisou Custódio. Segundo ele, os pedágios cobrados no estado são os mais caros do mundo e nem por isso as rodovias oferecem condições seguras de tráfego. “É importante que essa CPI venha a acontecer de fato”, acrescentou. Participaram da sessão representantes do Movimento Contra os Pedágios, do Movimento Por Amor a Arapongas, do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens de Londrina, do Sindicato dos Caminhoneiros, estudantes e lideranças regionais.
Municípios – Seis projetos passaram pelo Plenário em primeira discussão. Entre eles, o projeto de lei nº 233/13, do Poder Executivo, instituindo o Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios do Estado do Paraná (SFM). Conforme o disposto no artigo 2º da matéria em debate, “o SFM tem como objetivo o apoio ao desenvolvimento municipal e regional, por meio de implementação de ações estratégicas voltadas ao financiamento de entidades municipais paranaenses e consórcios municipais, para satisfazer a demanda por serviços básicos, infraestrutura e bens públicos e fortalecimento institucional dos municípios e regiões paranaenses”. Já a estrutura organizacional será formada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), o PARANACIDADE, a Agência de Fomento do Paraná S.A. (Fomento Paraná) e o Comitê de Investimento do SFM.
Foram aprovados ainda em primeira discussão o projeto de nº 100/13, que concede o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao empresário Sérgio Sebastião Miguel, e foi apresentado pelo deputado Douglas Fabrício (MD); bem como, o de nº 43/13, do deputado Pericles de Mello (PT). Essa proposta institui o Dia da Eubiose, a ser celebrada anualmente na data de 10 de agosto. Pericles de Mello explica na justificativa da matéria que eubiose é um neologismo criado e difundido pela Sociedade Brasileira de Eubiose (SBE), outrora Sociedade Teosófica Brasileira. Seu significado, embora muito abrangente, se relaciona com o processo de evolução humana, entendido como transformação de energia em consciência. “A SBE define o conceito de religião a partir da origem etimológica desta palavra: do latim religare, religar, tornar a unir, religião como processo de religação do homem ao divino, de onde se originou e para onde há de retornar: religião-sabedoria, caminho e busca da verdade que conduz à realidade suprema, fonte da existência”, informa.
Saúde – Em terceira discussão, penúltima etapa do processo de votações em Plenário, foi aprovado o projeto de nº 76/13, criando uma rede previamente definida para o parto, que vincule cada unidade pré-natal do Sistema Único de Saúde (SUS) à garantia de acesso automático a uma maternidade. O autor, deputado Gilberto Martin (PMDB), diz que o objetivo é assegurar para todas as gestantes do Paraná o direito de saber qual será a maternidade em que dará a luz ainda durante o pré-natal.
Um projeto passou em segunda discussão: o de nº 229/13, proposto pelo Poder Executivo. Esse projeto autoriza o Governo do Estado e sua autarquia Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) a efetivar a doação de imóveis ao município de Rondon, que serão utilizados por órgãos da Administração Pública Municipal. Por outro lado, o de nº 136/13, do deputado Antonio Anibelli Neto (PMDB) – que teve anexado o projeto de nº 156/13, da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), instituindo o Dia Estadual da Juventude Cristã, a ser celebrado anualmente no dia 28 de julho, recebeu emenda em Plenário, e retorna à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
09/07/2013 - 18h02 > atualizado em 10/07 18h42 Fonte: Assembleia Legislativa Pr.