Final de Ano
Operação Natal da Polícia Militar vai ampliar rondas no centro e Zona Leste.
"Estaremos nas ruas intensamente para trazer segurança aos araponguenses" - Vilson Laurentino da Silva, subcomandante da PM
Os pontos que mais receberão os policiais serão o centro da cidade e o conjunto Flamingos
Carol Flores publicado 29/11/2013mments
A Operação Papai Noel terá início em 9 de dezembro - quando o comércio inicia horário especial - e as atividades só terminarão após o sorteio dos prêmios da Acia, em janeiro.
Arapongas - O comando da Polícia Militar de Arapongas já começou a traçar as estratégias de segurança para o final do ano na cidade. Entre as ações preventivas, a principal é unir as forças de segurança da cidade e alinhar os trabalhos de acordo com a necessidade do comércio local. A corporação adianta que vai ampliar o efetivo de rondas em 50%.
De acordo com o capitão Vilson, a Guarda Municipal, a Secretaria de Trânsito, a Associação Comercial(Acia) e a Secretaria de Cultura do município estão juntas na Operação Papa Noel para afinar as programações de final de ano e aplicar as ações preventivas de segurança na cidade. Uma reunião com representantes das entidades discutiu o assunto.
"É preciso saber qual a programação de final de ano das entidades para só assim definirmos aonde vamos intensificar a ação da polícia", explica.
O reforço do policiamento será feito com um aumento de 50% do efetivo. Irão para as ruas os PMs que estiverem de folga e os que trabalham no setor administrativo da corporação. Os pontos que mais receberão os policiais serão o centro da cidade e o conjunto Flamingos, onde o comércio também ´forte, com equipes patrulhando de motocicleta, viatura, a pé e também com o auxílio do canil.
A PM também irá contar com a colaboração da GM tanto nas rondas pela cidade quanto no monitoramento através de câmeras. O secretário de Segurança, Antônio Glênio Machado, explica que o monitoramento será intensficado e integrado com o trabalho da PM. Os GMs irão passar em tempo real as informações sobre as ações de suspeitos no centro da cidade.
De acodo com Glênio, Arapongas conta hoje com 31 câmeras de monitoramento, três delas localizadas na Avenida Arapongas. "Através do monitoramento de vídeo conseguimos auxiliar a polícia nas ações preventivas", conta o secretário, que ainda divulgou que os guardas municipais não entrarão de recesso no final do ano para colaborar com a segurança da população. "O final do ano é uma das época mais preocupantes em termos de segurança, por isso vamos continuar na ativa", destacou.
A Operação Papai Noel terá início em 9 de dezembro - quando o comércio inicia horário especial - e as atividades só terminarão após o sorteio dos prêmios da Acia, em janeiro. "Estaremos nas ruas intensamente para trazer segurança aos araponguenses nas compras de fim de ano e das datas festivas como Natal e o Ano Novo", afirmou o capitão Vilson Laurentino.in