futuro
Jovem terá despesas de estadia e alimentação custeadas pelo Sesc Rio.
"Estudei bastante porque esse curso vai me trazer um bom futuro".
![]() |
Erick Willian Hissamura e Marisa Bazana durante encerramento do ano letivo do Projeto Crescer |
por Assecom publicado 05/12/2013 Fonte Jornal Tribuna do Norte
Eliana Shizuko Yamaguchi
"Sempre me preocupei em ajudá-lo e estar presente nas questões de ensino. Acho importante os pais participarem de todo processo de aprendizagem dos filhos", destaca a mãe.
Arapongas – Pela primeira vez um aluno da região atendida pelo Sesc Apucarana é aprovado no programa seletivo da Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro(ESEM). O estudante Erick Willian Hissamura, 14 anos, morador de Arapongas, conseguiu superar cerca de 500 candidatos de todo o estado e ficou entre os 10 selecionados que garantiram uma bolsa de estudo.
A notícia da aprovação foi dada pela diretora do Sesc Apucarana, Andréia Patrícia Rinaldo, no Colégio Estadual Marques de Caravelas, onde o adolescentes cursa o último ano do ensino fundamental. "Há cinco anos, apostamos no projeto e, pela primeira vez, vemos um estudante da nossa região conseguir esse feito. Estamos muito felizes", destacou a diretora do Sesc ao dar o resultado da aprovação de Erick aos professores do colégio.
O diretor do colégio, Nilson Ribeiro, disse estar orgulhoso pela conquista do aluno e parabenizou o adolescente e os familiares pela vitória. "Esse tipo de conquista só vem quando o aluno tem o apoio da família", ressaltou.
O adolescente participa há quatro anos do projeto de contra-turno escolar promovido pelo projeto da Casa do Bom Menino. A diretora do projeto, Marisa Bazana, ficou emocionada com a aprovação e creditou a vitória aos esforços do aluno e aos ensinamentos do contra-turno. "Nós trabalhamos o letramento e o raciocínio lógico e isso colaborou para conquista do nosso aluno", destaca a diretora.
Um pouco tímido, Erick disse que ficou surpreso com a aprovação, mas garante que estudou bastante para conseguir a vaga. Além de frequentar o colégio e participar do projeto de contra-turno escolar, o adolescente ainda reservava cerca de duas horas diárias para estudar. "Estudei bastante porque esse curso vai me garantir um bom futuro", conta o adolescente.
Mas, para Erick, o mais difícil não foi fazer a prova e sim conseguir controlar a ansiedade. "Fiquei muito ansioso com todo o processo, desde a prova até as entrevistas, conta o estudante, que está muito ancioso. "Não vejo a hora de viajar e conhecer o Rio de Janeiro, ou melhor, morar no Rio de Janeiro", brinca.
O estudante deve se mudar no início de março para iniciar o ensino secundário completo, além de cursos profissionalizantes. Todas as despesas com estadia e alimentação serão custeadas pelo Sesc Rio.
A mãe do estudante Eliana Shizuko Yamaguchi, conta qur foi ela quem fez a inscrição para o filho participar do processo seletivo, a pedido dele. Ela descreve o filho como um menino estudioso e destaca a importância da família no processo de ensino. "Sempre me preocupei em ajudá-lo e estar presente nas questões de ensino. Acho importante os pais participarem de todo processo de aprendizagem dos filhos", destaca a mãe.