meio ambiente
O grupo é formado por 86 municípios responsáveis por 90% dos resíduos gerados no Estado
Hoje o Estado produz 5 mil toneladas de pneus descartados por mês e mais de 1,2 milhões de lâmpadas
porassecom publicado 10/12/2013 fonte pma
Curitiba – Uma comitiva da Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA) participou em Curitiba de uma reunião do R20, grupo formado por representantes dos 86 municípios responsáveis por 90% dos resíduos gerados no Estado. Na pauta principal a coleta seletiva, assunto que interessa ao município, uma vez que, segundo o secretário Justo Marques, Arapongas implantou o sistema em agosto deste ano.
O grupo também integra o Programa Paraná sem Lixões, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Conforme Marques o encontro foi muito produtivo e serviu entre outros, para avançar as discussões para a destinação correta de resíduos nas médias e grandes cidades paranaenses.”Arapongas está ciente da complexidade desta questão (destinação do lixo) e busca soluções que venham amenizar o problema e certamente esta iniciativa do governo estadual irá nos auxiliar nesta tarefa”, disse o secretário.
Entre as decisões tomadas na reunião do R20, Justo Marques aponta como suma importância o fato das Promotorias de Justiça do Ministério Público Estadual, passarem a atuar conjuntamente com o grupo, na convocação dos fabricantes de resíduos que não estão implementando ações de coleta e destinação dos resíduos disponibilizados por eles no mercado, conforme prevê a legislação. “Hoje o Estado produz 5 mil toneladas de pneus descartados por mês e mais de 1,2 milhões de lâmpadas que aguardam destinação e Arapongas por enfrentar este mesmo tipo de problema, aguarda com expectativa
.
.