Capa

Capa
» » » Lita participa de reunião de moradores da região do Jardim Baroneza

REUNIÃO    

A Associação pretende sempre promover debates com a presença dos representantes do povo.


Na noite da última quinta-feira (21), a convite da Associação dos Moradores do Jardim Baroneza, Novo Baroneza, Vila Érica e Vila Industrial, o vereador Lita Evangelista (PHS) participou de uma reunião com os moradores do bairro e núcleos circunvizinhos. O encontro teve a presença da presidente, Eliane Sperandio Palhare, a fundadora do movimento "Por Amor à Arapongas" e Observatório Social e membro da associação, Iracema Silva; Paulo Del Conti Primo e outros moradores onde foi abordado vários assuntos de interesse da comunidade.

A presidente da Associação, pretende sempre promover debates com a presença dos representantes do povo, e o vereador se colocou à disposição da Associação.

O edil aproveitou para ouvir dos moradores das localidades suas reclamações e solicitações de serviços prioritários para região. 

Lazer
Uma das fontes de lazer dos moradores daquela região, está sendo alvo de vandalismo. Lixeiras quebradas, aparelhos arrancados e danificados. Além de estar sem manutenção, não há instrutores para os exercícios, porém a prática incorreta de exercícios físicos pode ocasionar lesões, prejudicar a mobilidade e até mesmo provocar um acidente vascular cerebral. A associação informou que algum morador, fez a capina dos matos em torno da Academia.

O vereador afirma que é necessário fazer um levantamento dos problemas nas Academias da Terceira Idade e entregar à Secretaria de Obras. “Há bairros em que os aparelhos foram destruídos por inteiro, e outros que não tem mais academia, só o piso”, completa.

Segurança
Após a reunião, o vereador falou que luta por bases fixas da Guarda Municipal em alguns bairros, citando como exemplo a Zona Sul, onde há uma base fixa. "A presença de policiamento trás mais segurança aos bairros", destaca Lita. Evangelista sugere também a possibilidade da base móvel, para realizar o patrulhamento em horários diversos nos bairros, como também disponibilizar uma sala, em parceria com as associações de moradores e igreja, para que os guardas tenham um ponto de apoio para uso de sanitários, refeitório e sala para preenchimento de relatórios e boletins de ocorrência, entre outras atividades. 

Cidadania
Um dos pedidos foi implantação de um salão Comunitário na região. A Associação está encaminhando um ofício à prefeitura solicitando uma área localizada no jardim Baroneza. O vereador aconselhou os moradores a colherem assinaturas dos moradores para que todos tenham mais força junto ao poder executivo.

O lemboru que o município obteve autorização do Ministério da Saúde para construir duas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), um para pessoas com transtornos mentais e outro para usuários de álcool e drogas e que de acordo com o secretário de Saúde, Alcides Livrari Júnior, os atendimentos nos CAPS, serão iniciados no início de 2014. Atualmente, os pacientes da cidade são atendidos em centros de outros municípios da região, como Apucarana e Cambira. 

Sobre moradias, disse que o o prefeito Beffa, está procurando locais para um novo residencias, que ofertará aproximadamente 400 moradias. "Existe um projeto para a construção de 120 unidades, em parceria com a UAMA", disse. A UAMA (União das Associações de Moradores de Arapongas, foi credenciada pelo Ministério das Cidades para participar dos projetos do programa "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal.


Saúde
O vereador falou que as obras de reforma da UPA estão sendo finalizadas e que estão quase tudo pronto para a inauguração, marcada para o dia 31 deste mês.

Sobre o atual '24 horas', Lita disse ser à favor da criação de um 24 Horas Infantil no local.

Sobre o transporte dos pacientes do 'mutirão de catarata' realizado pela prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Saúde, que são encaminhados ao Hospital de Olhos do Paraná, se comprometeu a conversar com o secretário de saúde, Alcides Livrari Junior no intuito resolver essa situação. 


Compromisso 
Lita firmou o compromisso de intermediar junto ao executivo municipal os pedidos dos moradores e também deixou sua mensagem de apoio á Associação de Moradores. “Foi muito boa a receptividade dos moradores e quero parabenizar a presidente da associação, Eliane Sperandio Palhare e acredito que com a ajuda desta e de outras associações muitos projetos virão para garantir melhores condições de vida do povo. E  quero  dizer que estarei levando ao chefe do executivo todas as reivindicações que me foram feitas”, disse Lita.

Todos os pedidos dos moradores da região serão levados ao executivo municipal, através de pedidos de providencia e serão falados nas próximas sessões da Câmara. Os membros da associação e residentes na região, elogiaram a atitude do vereador em participar da reunião e que irão ficar atentos às solicitações.

O vereador estará na próxima semana, cumprindo seu compromisso de campanha, no dia 25 (terça-feira), dando sequência ao trabalho de visitas e acompanhamento às reivindicações da população araponguense, com o Gabinete Itinerante na zona leste da cidade.

O parlamentar agradeceu o convite da associação e falou sobre suas atividades parlamentares, em especial a Lei Municipal 4.182/2013, de sua autoria, que beneficia o Grupo Especial de Pessoas Idosas (GEPI), que contempla 5% das moradias dos empreendimentos aos idosos e ao Grupo de Pessoas com Deficiências (GPD), que contempla 5% das moradias dos empreendimentos. Destacou outros projetos de sua autoria:

Lei Antidrogas 
Fica instituída como obrigatória no currículo escolar do ensino fundamental no Município de Arapongas, a disciplina de Educação e Prevenção ao Uso de Tabaco, Álcool e Tóxicos. 
Lei “Elyéte Maria de Barros
Dispõe sobre a concessão de isenção de IPTU às pessoas portadoras de neoplasia maligna (câncer). 
Lei “Sônia Zanon"
Dispõe sobre a isenção da tarifa de transporte coletivo urbano às pessoas portadoras de neoplasia maligna (câncer).
Lei “Ana Paula Mendes Nogueira Fantin” 
Institui a semana municipal de incentivo à doação de medula óssea. 
Lei dos Biombos
Obriga as agências bancárias de Arapongas a instalar biombos, a fim de proteger os seus clientes.

Lita falou ainda de outras leis de sua autoria, informando que já está pronto outro projeto que consiste na disponibilização de um crédito aos servidores  públicos dos órgãos da administração com vencimentos de até R$ 860 reais. "Em substituição a cesta-básica esses servidores terão o Cartão do Servidor, com a finalidade de facilitar a aquisição de produtos oferecidos pelos mercados credenciados", disse. Outro projeto que está no forno, diz respeito ao "Dia da Limpeza Comunitária", onde a idéia é que cada cidadão contribua com a limpeza de sua própria calçada; capinando o mato.

Lita declarou ser importante a união e mobilização da população. Ele crê que, por meio de reuniões e debates com moradores e autoridades, e apoio da Câmara de Vereadores, as soluções aparecem.


Blog, em 21/03/2014 - Fotos: Blog

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga