Mais de 1.200 pessoas, entre alunos, professores e autoridades e lideranças de todas as regiões do Paraná estiveram em Curitiba nesta segunda-feira (10) para participar da premiação da 19ª edição do Programa Agrinho, a maior iniciativa na área de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR.
Prêmios 1 Tablet - 1º Lugar Regional Londrina 1 Notebook - 1º Lugar no Paraná Foto arquivo pessoal, aluna Maria Eduarda |
Premiação - Os 311 vencedores e os professores que coordenaram os trabalhos vencedores receberam como prêmio notebooks e tablets, mas, a exemplo de edições anteriores, os professores que coordenaram os cinco melhores trabalhos foram premiados com carros zero quilômetro.
Na categoria Redação - 9º Ano, a vencedora foi a aluna Maria Caroline de Matos, que estuda no Colégio Estadual Antonio Racanello Sampaio. Sua professora é Nely de Fátima Camargo, tendo Osmar Godói como diretor do colégio.
A sercretaria municipal de Educação em Arapongas, Elizabeth Humai de Toledo, em sua conta no Facebbok parabenizou a Escola Municipal Albor Pimpao Ferreira pelas premiações no Concurso Agrinho, ocorrida em Curitiba. " Fiquei muito feliz com a premiação. Estenda meu abraço ao aluno premiado. Sem dúvida um momento memorável, não é sempre que recebemos um prêmio de 1º lugar regional e 1º lugar estadual", parabeniza a secretaria.
Entenda - O tema deste ano, "As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo", desde o início do ano letivo foi objeto de ações que visavam a estimular a produção de redações, desenhos e projetos pedagógicos. Em sala de aula, os professores trabalharam temas como saúde, educação sexual, ética, pluralidade cultural, cidadania e meio ambiente.
A primeira etapa da classificação é regional e segunda etapa estadual para escolas públicas. As escolas particulares disputam apenas a etapa estadual. Os alunos concorrem com desenhos e redações, conforme a idade, e recebem tablets e computadores como prêmios. Os docentes concorrem com as experiências pedagógicas e os primeiros cinco colocados levam para casa um carro zero quilômetro.
A cerimônia de premiação estadual reuniu diversas autoridades de todo Paraná, entre prefeitos, secretários estaduais e municipais, deputados estaduais, federais, representantes de autarquias, empresas públicas, presidentes de sindicatos rurais, representantes da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Sebrae, Federarção das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná (Fetranspar), além da diretoria da FAEP.
O evento também foi prestigiado pelo governador em exercício, deputado Valdir Rossoni, Jorge Samek, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional e pela vice-governadora eleita, Cida Borguetti.
O Programa Agrinho, que hoje conta com similares em vários Estados brasileiros, envolveu mais de 1 milhão de crianças e cerca de 80 mil professores de todos os municípios paranaenses. "Este é o primeiro ano com um novo material didático, que procura mostrar a ligação entre a população urbana e as lides do campo, mostrando a interdependência entre campo e cidade", enfatizou Meneguette.
O presidente da Faep destacou a parceria do governo do Estado, por meio das secretarias de Educação, Agricultura, Justiça, Meio Ambiente e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), além dos demais parceiros, entre eles o Banco do Brasil, Itaipu Binacional e Down Agroscience. "Esta união de esforços contribui para esse notável avanço na formação da cidadania", destacou.
Informações de :senarpr.org.br/Agrinho2014/
11/11/2014