Capa

Capa
» » » » Arapongas desiste do Paranaense 2015 e Foz do Iguaçu assume a vaga

O Arapongas Esporte Clube pediu licença de uma ano e não irá disputar o Campeonato Paranaense de 2015. 
12/11/2014

O time com isso é rebaixado para a Divisão de Acesso automaticamente. Quem fica com a vaga na elite é o Foz do Iguaçu, terceiro melhor colocado na Segunda Divisão este ano.


O pedido de licença foi publicado no boletim oficial da Federação Paranaense de Futebol nesta quarta-feira. A equipe estava sendo formada e havia anunciado o retorno do jogador Wellington e do técnico Gilberto Papagaio.

Na edição deste ano, o Arapongão disputou o Torneio da Morte com Operário, Toledo e Cianorte, acabou se salvando na última rodada após vencer o Leão do Vale.

O arbitral que irá definir a Competição esta marcado para acontecer nesta quinta-feira(13) na sede da FPF, em Curitiba.

Em Foz do Iguaçu
“Fomos surpreendidos com o comunicado da federação, e, de imediato, confirmamos nosso interesse e a nossa participação no Arbitral do Paranaense 2015”, afirmou Arif Osman, presidente do Foz do Iguaçu FC, ainda surpreso com a notícia.

“Desde o início queríamos dar esse presente à nossa cidade, ao nosso torcedor, no ano do centenário da Terra das Cataratas. Nesse momento, só temos que agradecer a todos que estiveram ao nosso lado, seja na vitória ou seja na derrota”, complementou.

Nesta quinta-feira (13), Arif e o diretor Roberto Mafra participam do arbitral na sede da FPF, com início marcado para as 10h00. Na reunião, serão definidos regulamento, confrontos e demais assuntos relacionados à competição que tem começo previsto para fevereiro.

“Agora teremos que rever nosso planejamento e precisamos contar ainda mais com o apoio do poder público, empresários e de nossa torcida para que possamos fazer uma boa campanha na primeira divisão", convocou Arif.

Veja o que diz o Boletim:

BOLETIM OFICIAL - 356/2014
12/11/2014
ATO DA PRESIDÊNCIA: Nº 50/2014


SÚMULA: Pedido de licença e vaga para o Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da 1ª Divisão 2015.


Em 12 de Novembro de 2014.


HÉLIO PEREIRA CURY, Presidente da Federação Paranaense de Futebol, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto da Entidade,

CONSIDERANDO que o Arapongas Esporte Clube, em 12/11/2014, fez pedido formal de licença de 01 (um) ano; e

CONSIDERANDO que o Arapongas Esporte Clube teria direito a vaga na 1ª Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional de 2015;                                                   

R E S O L V E:

Art. 1º – Conceder a licença improrrogável de 01 (um) ano ao Arapongas Esporte Clube;

Art. 2º – Conceder a vaga que seria do Arapongas EC na 1ª Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da 1ª Divisão de 2015 ao 3º (terceiro) clube melhor classificado na 2ª Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional de 2014;

Art. 3º – Caso o 3º (terceiro) clube melhor classificado não aceite participar do Campeonato Paranaense de

Futebol Profissional da 1ª Divisão de 2015, conceda-se a vaga ao próximo colocado, e assim sucessivamente;

Art. 4º – Determinar que, finda a licença, o Arapongas EC deverá reconquistar a vaga na 1ª Divisão observando o princípio do acesso e descenso, observados os critérios técnicos das competições.

Registre-se. Publique-se em Boletim Oficial e dê-se ciência aos interessados.

HÉLIO PEREIRA CURY

Presidente

Em Nota, abaixo, Adir Lemes da Silva, presidente do Arapongas Esporte Clube explica os motivos:

"A Empresa Brasileira de Futebol Arapongas Esporte Clube Ltda., através de seu Presidente Adir Leme da Silva solicitou junto a Federação Paranaense de Futebol, licença de 1 ano de suas atividades no futebol profissional.

Os motivos são explicados a seguir.
O projeto de futebol profissional em Arapongas já tem 07 anos, sempre custeado por investimentos privados, reforçados por uma boa participação do torcedor Araponguense – digno de respeito e agradecimento – porém, jamais houve a contrapartida pública necessária para continuidade deste projeto de investimento, lazer e projeção de mídia do município, nesse período de 7 anos, foram várias reuniões, várias promessas que se perderam no tempo sem a devida concretização. Vale ressaltar que o projeto, que se iniciou e se mantém com investimento privado, desde o primeiro ano recebeu promessa de parceria com o poder público e empresariado local. O projeto foi ficando mais caro com o passar dos anos e apesar de diversas tentativas de se estabelecer parcerias locais, jamais houve reciprocidade.

Despesas estruturais, que deveriam ser arcadas pelo poder público, foram assumidas pelo clube, o maior exemplo foram as reformas do estádio dos pássaros, gerando enormes prejuízos que comprometeram investimentos maiores no time propriamente dito.

Apesar da falta de apoio, antes prometido, o projeto tirou o futebol profissional da cidade do ostracismo e o colocou na primeira divisão do futebol estadual, com direito a disputas de competições nacionais.
Em 2013, o Arapongas EC disputou a Copa do Brasil, mais uma vez recebeu promessas que não se concretizaram, gerando mais prejuízo para a clube, de novo com os custos ficando para o presidente Adir Leme da Silva.

Na ultima semana, uma nova reunião com o atual prefeito municipal foi realizada, mais uma vez foram apresentados os planos do clube: montagem de um time competitivo, com objetivo de vagas na Copa do Brasil e Serie D do Brasileirão, porém as solicitações feitas pelo clube, mais uma vez não tiveram respaldo do município. Mais uma vez, os custos seriam responsabilidade apenas do clube.

Diante da atual realidade e de uma projeção pessimista de parceria com o município e empresariado local, o Arapongas EC tomou a difícil, porém mais sensata decisão de pedir licença das atividades por um ano, mesmo sabendo das consequências técnicas que tal decisão representa. Essa decisão vai contra a paixão, mas não da razão, pois caso o projeto 2015 fosse colocado em prática, iria inevitavelmente gerar dívidas insuportáveis com jogadores, membros de comissão técnica e fornecedores.

Essa decisão, lamentavelmente atinge em cheio o apaixonado torcedor Araponguense, que sempre apoiou o time em campo, mas esse apoio tem reflexo insuficiente para as necessidades financeiras do Clube.

O Arapongas EC sempre honrou seus compromissos, projetou a Cidade dentro e fora do Estado, por isso apresenta essa decisão, lamentando tal interrupção que afeta os sonhos do diretor e de funcionários que sempre se esforçaram pelo melhor para a cidade.

Não se descarta o encerramento total das atividades do clube, tal possibilidade será analisada no futuro próximo, por hora, o Arapongas EC deixa o campeonato paranaense de futebol profissional, imediatamente a partir deste comunicado.

Desde já, o clube agradece aqueles que sempre colaboraram e literalmente vestiram a gloriosa camisa do time, especialmente os últimos colaboradores que não deixaram aumentar os prejuízos da ultima temporada.

Atenciosamente

Adir Leme da Silva
Presidente”

12/11/2014


«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga