É necessário que a população colabore, mantendo em dia a limpeza de quintais e erradicando a água parada.
Com informações de PMA e Tribuna do Norte
27/03/2015
Devido ao aumento do número de casos confirmados de Dengue no município, o Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde está reforçando as ações de prevenção e combate e pedindo a colaboração da comunidade nesta guerra, que deve envolver a todos.
O último LIRA, realizado entre 3 a 5 de março, apontou um índice de 3,8%, considerado pela Organização Mundial de Saúde como de médio risco e até agora, Arapongas tem 28 casos confirmados de Dengue, sendo que a região mais afetada é a do Conjunto Padre Chico. O setor ainda registra 244 notificações de casos suspeitos.
De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Dengue em Arapongas, Aparecida de Oliveira Santos, mais 10 casos suspeitos no bairro aguardam confirmação. "Pelos sintomas das pessoas é quase certo que os casos serão positivos", comenta.
A estratégia usada para tentar reverter o quadro, concentra os esforços nas regiões onde existem notificações da doença ou casos confirmados seja através de bloqueios e/ou borrifação de veneno.
O setor de Endemias também vem alertando a população para redobrar os cuidados em relação a este período ideal para reprodução do mosquito transmissor da Dengue, estendendo o alerta também para as pessoas que viajarem para regiões onde estão tendo casos da doença.
Aparecida afirma que no Conjunto Padre Chico, os bloqueios vem sendo realizadas desde terça-feira. "No sábado vamos passar para aplicação de inseticidas. Usamos essas mesma estratégia no Jardim Primavera, que registrou 6 casos, e conseguimos evitar a proliferação da doença", disse.
Contudo, afirma Aparecida, é necessário que a população do bairro colabore, mantendo em dia a limpeza de quintais e erradicando a água parada.