Capa

Capa
» » » » » ARAPONGAS | QUADRILHA DA DINAMITE | Bandidos explodem caixa eletrônico em Arapongas

Soldado Genan levou tiro no pé e foi internado no Hospital da Providência

Reprodução: Tribuna do Norte, com repórter Luiz Demétrio (tnonline) publicado 14/07/2015
Bandidos explodem caixa eletrônico  em Arapongas
 e ferem PM a tiro em Apucarana
Foto: José Luiz Mendes
Mais uma vez a quadrilha da dinamite voltou a agir em Arapongas. Na madrugada desta terça-feira (14) bandidos explodiram um caixa eletrônico em posto avançado da Caixa Econômica Federal (CEF) situado na Avenida Arapongas, na área central da cidade, e depois balearam um policial militar em Apucarana. Ainda não informações precisas sobre o montante de dinheiro levado pelos ladrões, mas eles deixaram para trás cerca de R$ 3,7 mil em Arapongas. Dentro dos dois carros abandonados pela quadrilha em Apucarana foram encontrados mais dinheiro (o montante ainda não foi totalizado), armas e explosivos (três bananas de dinamite dentro de uma mochila). O esquadrão antibombas, de Curitiba,  foi acionado. Essa foi terceira explosão de caixa eletrônico em Arapongas nos últimos 40 dias.
A ação do bando nesta madrugada foi percebida pela Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal (GM), que trocaram tiros com os criminosos. Em seguida os marginais fugiram rumo a Apucarana. 
Já em Apucarana os ladrões se confrontaram com a equipe da viatura 8133 da PM, composta pelo soldado Aline e o soldado Genan, que levou um  tiro no pé e foi encaminhado ao Hospital da Providência. A viatura acabou crivada de balas de fuzil (cerca de 20 tiros). Um terceiro veículo (Toyota Corola) dava apoio à "quadrilha da dinamite", que conseguiu fugir.
Conforme a PM, pelo menos seis assaltantes ocupavam um veículo Hyundai/HR HDB furgão placas ASW- 4597 (Curitiba ) e um Voyage placas MKX- 6647 (Joaçaba (SC) (veículo clonado). Os carros foram abandonados na região do Contorno Norte de Apucarana (atrás da Vila Regina). A PM confirmou que dentro dos automóveis foram localizados dinamite, armas, dois carregadores com 30 estojos cada um, 50 munições de fuzil calibre 556 e dinheiro. 

Local onde carros foram
abandonados pelos bandidos 

Foto: José Luiz Mendes
EXPLOSÃO E PERSEGUIÇÃO - Às 3h48, uma equipe da PM estava em patrulhamento pela Rua Uirapuru, nas proximidades da Auto Arapongas, quando ouviu uma explosão. Já esquina da Avenida Arapongas com a Rua Falcão os policiais militares avistaram um veículo VW Voyage e um homem com uma arma longa próximo do carro.

Os PMs efetuaram quatro disparos de arma de fogo na direção do ladrão. Em seguida outros bandidos entraram no Voyage e se evadiram rumo a Apucarana, onde entraram em confronto com uma equipe do 10º BPM na região do Contorno Norte e vários projéteis de arma de fogo atingiram a viatura e um dos pés do soldado Genan. No local a "quadrilha da dinamite" abandonou o os veículos Hyundai e VW Voyage, com duas armas longas e três bananas de dinamite no interior, além de munições e dinheiro.  Por ser u crime contra a CEF, a Polícia Federal (PF) de Londrina foi acionada.

Foto: José Luiz Mendes
TERCEIRO CAIXA - No dia 08 de junho, um  caixa eletrônico do Banco do Brasil (BB) em Arapongas também foi alvo dos bandidos. Somente em 2015, 15 ataques a bancos e cooperativas de créditos - a maioria explosões - foram registrados na região.

Para o capitão Vilson Laurentino da Silva, da PM de Arapongas, as explosões a caixas eletrônicos que ocorreram na cidade nas três situações têm características diferentes, o que aponta a atuação de mais de um bando na região. “Na ação de hoje (ontem), por exemplo, os bandidos usaram motos para fuga. Atuação semelhante a outra que ocorreu em Londrina, recentemente. Nesse tipo de ação com moto é de praxe ter um veículo próximo escondido para dar apoio”, observa o capitão.
O oficial da PM avalia que são grupos de fora da cidade que estão agindo na região, por isso, a captura dos bandidos vem envolvendo a atuação das polícias de Apucarana, Londrina e Maringá. “Como a explosão foi a um caixa da CEF, as investigações competem à Polícia Federal. Um perito da PF de Londrina está no local para levantamento de dados.

Arte Tribuna
MAIS AÇÕES - Na explosão ao caixa da CEF no dia 9, por volta das 3 horas da madrugada, quatro bandidos armados agiram, levando uma quantia de dinheiro não informada pela polícia nem pela agência bancária. Assustado com a sirene de um veículo de vigilância, que fazia ronda na Rua Pinta-Roxo, o grupo efetuou vários disparos de armas e fugiu em duas motos. 

O carro de monitoramento foi atingido, mas ninguém se feriu, conforme a PM.  Além de explosões a caixas eletrônicos, registradas neste ano em pontos como a prefeitura de Apucarana, e agências em São Pedro do Ivaí, Novo Itacolomi, Rio Branco do Ivaí, Cruzmaltina, Marilândia do Sul e Cambira, dois assaltos também foram registrados. 
Em Kaloré, no dia 6 de junho, as agências da cooperativa de crédito Sicredi e do Correios do município foram assaltadas. A Polícia Civil estima que os bandidos roubaram cerca de R$ 100 mil – dois suspeitos foram presos em Borrazópolis. Dois meses antes, a mesma cooperativa de crédito havia sido assaltada, funcionários foram feitos reféns e os ladrões roubaram dinheiro.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga