Capa

Capa
» » » » » » PARANÁ | MISTÉRIO NO CÉU | Internauta registra 'bola de fogo' que passou pelo céu do Paraná também em Arapongas

Bola de fogo era grande e parecia um meteoro, afirma a moradora. 
Professor da UFPR confirmou que o fenômeno se trata de um meteoro.

Do G1 Pr publicado 23/09/2015
Moradores de várias cidades do Paraná dizem que viram uma bola de fogo cruzar o céu do estado na noite desta terça-feira (22). O fenômeno foi avistado, pelo menos, entre Arapongas, no norte, e Guaíra, no oeste. Segundo os relatos, a bola de fogo se assemelhava a um meteoro. Assista ao vídeo.
"Um clarão desceu do céu com uma nuvem de fogo. Na frente ele era branco e tinha uma cauda de fogo. Ele desceu [num ângulo], de mais ou menos 45 graus", conta Rodrigo Ambrósio, morador de Arapongas.
A mesma imagem foi avistada por Lígia Antunes, que mora em Pérola do Oeste. "A gente chegou a ver, mas não tão intenso quanto dizem que foi em Palotina. A gente chegou a ver um clarão, com uma bola de fogo", disse.
Nas redes sociais, a bola de fogo também foi relatada por moradores de Cascavel e Toledo. "Tava na sacada do ap e vi um meteorito passar", escreveu André Ricardo, de Toledo. "Eu vi um meteoro hj mano! Que top, mas que medo", tuitou Giovana Lunardi, de Cascavel.
Em Palotina e Altônia, os bombeiros receberam vários relatos de moradores que disseram ter visto a bola de fogo e ouviram um estrondo. Ao G1, a corporação informou apenas que não foi acionada para tratar de nenhuma ocorrência referente ao suposto meteoro.
O G1 também procurou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo a entidade, o Brasil não possui nenhum tipo de monitoramento de corpos celestes. Portanto, qualquer análise sobre a existência ou não de um meteoro só pode ser confirmada com fotografias e vídeos do fenômeno visto pelos moradores.
UFPR - O professor do departamento de Física e doutor em astronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dietmar Foryta, analisou a imagem e confirmou que o fenômeno se trata de um meteoro. "É um meteoro, e é pequeno. É relativamente comum este tipo de fenômeno, mas em geral é perdido porque as pessoas não ficam procurando. Assim, a maioria não é avistada".
"O fenômeno é chamado de fireball e deve ocorrer perto de 500.000 vezes ao ano, sendo que somente umas 3.500 são reportadas no mundo. Em épocas de chuva de meteoritos fica mais fácil para a população observá-los", acrescentou o astrônomo.
Ainda conforme o professor da UFPR, a diferença entre meteoro e meteorito é que o meteorito é o fragmento que cai sobre a superfície da Terra. Já o meteoro, é fenômeno luminoso observado no ar.
O geólogo e professor da Unioeste, Jorge Medeiros, também analisou a imagem e também disse acreditar que o fenômeno se trata de um meteoro.
"Um corpo tentando adentrar na atmosfera quando, em contato com o ar atmosférico, provoca o atrito e esse atrito faz com que o corpo fique incandescente e se desintegre", disse.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga