A cerimônia foi aberta pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia
O Ministério Público do Paraná recebeu nesta segunda-feira, 21 de março, seis novos promotores substitutos: Cibele Dioni Teixeira, Douglas Dellazari, Carlos Eduardo de Souza, Rafael Fabris, Thiago Oliveira Ibler e Tales Alves Paranahiba. Os novos integrantes da Instituição foram aprovados no último concurso público para o cargo, que contou com 2.645 inscritos.
A solenidade de posse, realizada no auditório do edifício-sede da Instituição, em Curitiba, foi prestigiada por familiares e amigos dos empossados e por integrantes do Ministério Público. A cerimônia foi aberta pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, que saudou os novos promotores e seus convidados, destacando que o que escolhemos para plantar hoje, iremos colher no futuro. "Persiste, portanto, o desafio, para esses jovens promotores, de atendimento preferencial a uma população vulnerável, que povoa as ruas da cidade. Tenho certeza de que seus pais e familiares comparecem a essa solenidade se orgulhando de entregarem seus filhos a essa causa, na construção da cidadania digna ao se colocar lado a lado dos cidadãos”, ressaltou.
Após a leitura do termo de posse, realizada pelo promotor de Justiça Paulo Sérgio Markowicz de Lima, secretário do Conselho Superior do Ministério Público, o promotor de Justiça Francisco Zanicotti, representando a Associação Paranaense do Ministério Público, enalteceu a importância do significado da beca que os seis novos promotores substitutos vestiram pela primeira vez. Segundo ele, a vestimenta não estava sendo colocada pela família ou pelo Ministério Público, mas pela sociedade paranaense. “Em uma sociedade democrática, o poder vem do povo. O agricultor, o trabalhador rural, a dona de casa, o indígena, o morador de rua, cada um deles está com uma pontinha do dedo colocando essa beca nos ombros de vocês. E é de todas essas pessoas que vocês devem lembrar quando estiverem atuando em suas comarcas”, disse.
A promotora substituta Cibele Dioni Teixeira falou, em seguida, em nome dos empossados, ressaltando o novo ciclo que se inicia após a posse, marcado pela batalha diária na defesa da lei, da Justiça e da sociedade. Comentou que, por meio da atuação no Ministério Público do Paraná, será possível realizar um “sonho de criança”: o de mudar o mundo. “Não com aquela ingenuidade de outrora, de que bastaria um estalar de dedos para que as pessoas automaticamente passassem a se respeitar e todos os males no convívio humano acabassem. Pelo contrário, por meio de muito trabalho, esforço, persistência, atuando com vontade e amor (…) faremos a diferença, seja para um indivíduo, seja para uma família, um bairro, um município, uma região, ou para todo o Estado do Paraná.”
Também compuseram a mesa solene da posse a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos Samia Saad Gallotti Bonavides; o corregedor-geral do MP-PR, procurador de Justiça Arion Rolin Pereira; e o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do Caop de Proteção aos Direitos Humanos.
Atuação – Com a posse, Cibele Dioni Teixeira atuará em Medianeira; Douglas Dellazari, em Marechal Cândido Rondon; Carlos Eduardo de Souza, em Cornélio Procópio; Rafael Fabris, em Goioerê; Thiago Oliveira Ibler, em Loanda; e Tales Alves Paranahiba, em Iporã.