"Sala dos Professores" traz a dificuldade de escutar e se colocar no lugar do outro
- NetEducação publicado 26/04/2016
"O teatro entra como um instrumento fortíssimo em que você
consegue se colocar no lugar do outro, entender o ponto de
vista do outro, porque ele pensa dessa maneira, num
exercício que é anterior ao debate.”
(Leonardo Cortez, dramaturgo e ator da Cia Elevador)
Em cartaz na cidade de São Paulo (SP), o espetáculo “Sala dos Professores”, da Cia Elevador, traz no enredo “um dia de cão” da vida de sete professores de uma escola particular que atravessa um momento difícil, com falta de resultados, evasão de alunos, problemas financeiros e a perspectiva de demissão. Mas é também o dia do aniversário da escola, o que requer um evento comemorativo.
Nesse contexto, emergem os conflitos e as contradições, os dramas e as alegrias da profissão, como numa “alegoria tragicômica”. Confinados na sala dos professores, o grupo heterogêneo coloca em jogo suas visões e experiências. A reunião, que começa com amenidades e bom humor, não demora para subir o tom, trazendo intrigas e a crise da escola e da profissão.
O diretor da Cia Marcelo Lazzaratto acredita na importância e urgência de “problematizar aspectos da realidade cotidiana com um tema claro e contundente, algo fundamental à realidade brasileira”. Apesar de ter foco na sala dos professores, muitos expectadores da peça comentam que os conflitos apresentados poderiam ocorrer em qualquer outro contexto em que um grupo de pessoas se encontra e se enfrenta.
“Sala dos Professores” é o primeiro texto inédito escrito para a Companhia Elevador de Teatro Panorâmico. O espetáculo é gratuito para alunos e professores da rede pública de ensino básico.