10
|
Postagem: Assessoria de Imprensa
Fonte: Gabinete do Vereador
Publicação 13/08/2013
Tendo como autores os vereadores Lita Evangelista, Dr. Valdecir, Toninho da Saúde, e ainda a parceria da vereadora Angélica e do vereador Batata, todos decidiram pela nomeação da Lei de "Lei Ana Paula Fantin", em homenagem a jovem Araponguense, que mesmo grávida lutou como uma guerreira por sua vida. Familiares relatam que a doença foi diagnosticada em sua gravidez.
"Com esse projeto, nosso objetivo é conscientizar. Quem tem a necessidade de receber a doação são as pessoas que têm câncer que pode comprometer a função da medula óssea (ex. leucemias), pacientes com medula óssea incapaz de produzir células do sangue e pacientes com doença genética, como anemia", disse o vereador Lita.
"Vale lembrar que, todo doador de sangue, entra no cadastro de Doador de Medula Óssea, sendo chamado para doar medula quando existir paciente compatível. A Lei não torna o doador de sangue um doador de medula obrigatório. O paciente que tem câncer, será preparado para receber a doação após o hospital ter encontrado doador compatível, e receberá elevadas doses de quimioterápicos. Se o doador compatível desistir da doação, o paciente com câncer talvez não resista até que seja encontrado outro doador compatível. Portanto, a Lei cria o banco de doação e cabe ao cidadão salvar uma vida. Essa Lei será muito importante. Arapongas tem 110 mil habitantes e, se conseguirmos 10, 15 mil doadores, certamente muitas vidas serão salvas", esclareceu Lita.
Palavra dos vereadores
O vereador Lita agradeceu à todos que participaram na elaboração do Projeto de Doação de Medula Óssea e, principalmente os parentes da Ana Paula Fantin que estavam presentes na tribuna da câmara de vereadores. Afirmou ainda que irá encaminhar um requerimento para a Sercomtel solicitando que estenda linhas telefônicas para a comunidade do Campinho. Finalizou agradecendo mais uma vez a presença dos presentes na sessão da câmara e deixando o convite para que a cidade participe, acompanhando as sessões na câmara, afirmando que a presença do cidadão fortalece o trabalho dos parlamentares.
confira também
O vereador Maringá parabeniza o vereador Lita pela iniciativa de apresentar um Requerimento solicitando à Sercomtel que estenda linhas telefônicas até o Campinho, salientando também que os moradores não podem ficar atenção da Sercomtel.
A vereadora Angélica também parabenizou o vereador Lita pelo requerimento à Sercomtel e, agradece ao vereador Lita pelo convite feito para participar nomeando a Lei que cria o banco de doação de medula de "Lei Ana Paula Fantin".