IPTU
IPTU à vista terá desconto de até 10% em Arapongas
Segundo informações repassadas pelo setor de Tributação da Prefeitura, os moradores de Arapongas começarão a receber os carnês no dia 20 de janeiro através dos Correios
por assecom publicado 07/01/2014 com tnonline
Arapongas – O início do ano marca a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelas prefeituras da região. Em Arapongas, a população já sabe quando receberá a cobrança: dia 20 de janeiro. A Prefeitura já anunciou que os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista até o dia 10 de março receberão desconto. Em Apucarana, o imposto municipal será entregue em fevereiro. O ano de 2014 marca reajustes nos impostos dos dois municípios.
Segundo informações repassadas pelo setor de Tributação da Prefeitura, os moradores de Arapongas começarão a receber os carnês no dia 20 de janeiro através dos Correios. Os araponguenses terão a opção de parcelar o imposto em até 10 vezes, mas quem escolher o pagamento à vista terá desconto.
Neste ano, o IPTU araponguense receberá reajuste de 7%.
De acordo com estimativas da Secretaria Municipal de Finanças, o imposto renderá aos cofres da cidade cerca de R$ 5,2 milhões. De acordo com dados históricos da secretaria, grande parte dos contribuintes araponguenses opta por pagar o IPTU à vista - cerca de 75% - enquanto os outros 25% preferem parcelar o débito.
Finanças
O secretário de Finanças, Sandro José Andreassi Cícero, destaca que o IPTU foi lançado com correção monetária de 5,83% e o contribuinte será beneficiado com desconto para pagamento à vista de 10%, para quem quitar seu imposto até o dia 10 de fevereiro e de 7% para os que optarem pelo pagamento até o dia 10 de março. O contribuinte também pode optar pelo pagamento parcelado em 10 vezes sem juros, com vencimento da primeira parcela no dia 10 de março. Pagamentos após esta data ou parcelados não terão direito ao benefício.
Ainda, conforme o secretário, o contribuinte precisa estar ciente que no carnê que ele recebe, além do IPTU também são cobradas outras taxas. Ele cita como exemplo, numa casa com metragem de 93m2, localizada em uma determinada região da cidade, os tributos vem discriminados da seguinte forma:
O secretário finalizou, lembrando que atualmente existem contribuintes em atraso, cujo valor chega a mais de 20 milhões de reais.
Os recursos arrecadados com a cobrança da Coleta de Lixo e Conservação de Vias, serão suficientes para o pagamento de 48% das despesas previstas, ficando a cargo do Município o pagamento do saldo remanescente.
De acordo com estimativas da Secretaria Municipal de Finanças, o imposto renderá aos cofres da cidade cerca de R$ 5,2 milhões. De acordo com dados históricos da secretaria, grande parte dos contribuintes araponguenses opta por pagar o IPTU à vista - cerca de 75% - enquanto os outros 25% preferem parcelar o débito.
Finanças
O secretário de Finanças, Sandro José Andreassi Cícero, destaca que o IPTU foi lançado com correção monetária de 5,83% e o contribuinte será beneficiado com desconto para pagamento à vista de 10%, para quem quitar seu imposto até o dia 10 de fevereiro e de 7% para os que optarem pelo pagamento até o dia 10 de março. O contribuinte também pode optar pelo pagamento parcelado em 10 vezes sem juros, com vencimento da primeira parcela no dia 10 de março. Pagamentos após esta data ou parcelados não terão direito ao benefício.
Ainda, conforme o secretário, o contribuinte precisa estar ciente que no carnê que ele recebe, além do IPTU também são cobradas outras taxas. Ele cita como exemplo, numa casa com metragem de 93m2, localizada em uma determinada região da cidade, os tributos vem discriminados da seguinte forma:
Exemplo:
• TARIFA: R$ 31,43 (11,06% do total do carnê) caso seja pago parcelado em 10X. Caso o contribuinte opte pelo pagamento à vista, o valor da tarifa será de apenas R$ 3,14;
• IMPOSTO PREDIAL: R$ 50,06 (17,6% do total do carnê);
• COLETA DE LIXO: R$ 101,37 - R$ 0,28/dia (35,7% do total do carnê);
• CONSERVAÇÃO DE VÍAS: R$ 92,89 (32,7% do total do carnê);
• COMBATE AO INCÊNDIO: R$ 8,23 (2,9% do total do carnê, repassado integralmente ao Corpo de Bombeiros).
O secretário finalizou, lembrando que atualmente existem contribuintes em atraso, cujo valor chega a mais de 20 milhões de reais.
Os recursos arrecadados com a cobrança da Coleta de Lixo e Conservação de Vias, serão suficientes para o pagamento de 48% das despesas previstas, ficando a cargo do Município o pagamento do saldo remanescente.