PARANÁ SEGURANÇA
O presidente da União da Policia Civil do Paraná, Wilson Villa, disse que as contratações eram necessárias há 18 anos.
Foto: Orlando Kissner/ANPrGovernador nomeia novos profissionais da Polícia Civil do Paraná. Curitiba, 04/06/2014.O governador do Estado nomeou nesta quarta-feira (04/06) mais 485 profissionais para a Polícia Civil do Paraná. São 66 novos delegados, 375 investigadores e 44 papiloscopistas, que irão atuar em todas as regiões do Estado.
O grupo foi o primeiro a cumprir todos os requisitos previstos no edital do concurso público para ingressar na corporação. Outros nove delegados, 38 investigadores e quatro papiloscopistas ainda serão chamados. Assim, o efetivo da Polícia Civil terá 536 novos profissionais.
Além disso,foi enviado à Assembleia Legislativa um pedido de autorização para chamar mais 65 investigadores aprovados em concursos que vencem em julho. Com as nomeações o Paraná vai atingir a meta de ter um delegado em cada Comarca do Estado. Até o final de 2014, o Governo do Estado terá incorporado 10 mil profissionais para as polícias Militar, Civil e Científica. Para a Polícia Civil já foram contratados mais de mil profissionais desde 2011. Segundo o Secretário de Segurança Pública, Leo Grupenmacher, a meta é de dotar todas as comarcas de um delegado. “Além do aumento do efetivo, há a retirada de presos das delegacias, o que libera as equipes para fazerem as investigações”, disse.
O presidente da União da Policia Civil do Paraná, Wilson Villa, disse que as contratações eram necessárias há 18 anos. “Não é só a instituição que tinha essa necessidade de maior efetivo. Quem ganha com esse reforço é a população, que sofria com a deficiência no número de profissionais, que nos acompanhou por muitos anos”, afirmou ele.
Além de novos policiais civis, foram contratados, também, 5.500 policiais e bombeiros militares, autorizando, ainda, a convocação de mais 2.631 candidatos, aprovados em concurso público.
O aumento do efetivo das forças de segurança faz parte do Paraná Seguro, programa do governo. Foram adquiridas cerca de 1.500 novas viaturas e novos equipamentos para melhor aparelhar a polícia. O programa inclui, ainda, investimentos em inteligência e operações sistemáticas da polícia para apreensão de drogas e prisão de traficantes.
Blog, em 05/06/2014Com Agência Estadual de Notícias