Capa

Capa
» » » » Motorista suspenso deve passar por curso de reciclagem

ARAPONGAS E REGIÃO 

Os dados do Detran/PR apontados, foram registrou entre janeiro e maio deste ano. O número representa 24,6% de pessoas que não entregaram o documento no município vizinho.

Em matéria publicada pelo jornal Tribuna do Norte, no último sábado (28), foram analisados dados entre as principais cidades da região, no qual os motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa não entregam o documento, como manda a lei, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR). Segundo o órgão, em Arapongas e outras três cidades pesquisadas o número de devoluções é sempre maior que Apucarana.

Em Arapongas, no mesmo período, 271 CNHs foram suspensas e 306 foram entregues. Ou seja, 35 carteiras foram entregues a mais, pois muitas foram suspensas em período anterior a janeiro. A diferença é de 12,9%. Já Ivaiporã registra a maior diferença percentual entre as cidades pesquisadas. Foram 93 CNHs suspensas e 138 entregues, resultando em 45 carteiras a mais devolvidas, ou 48,3%.

LEGISLAÇÃO - O diretor da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Apucarana, Claudemar de Mello Carvalho, explica que todo motorista que tem a carteira suspensa recebe uma notificação para devolver o documento. “Caso ele receba outra multa enquanto dirige com a CNH suspensa, o motorista pode ter iniciado processo. de cassação do documento”.

O motorista suspenso deve passar por um curso de reciclagem, além de passar por um período de 1 a 12 meses sem poder dirigir. Já a cassação extingue a possibilidade de direção durante um período de 6 a 24 meses além de obrigar a pessoa a refazer todo o processo de primeira habilitação.

Já o sargento da polícia militar de Apucarana, Daniel Rodrigo de Souza, ressalta que dirigir com a carteira suspensa, segundo o Artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CT13), configura infração gravíssima. "Na maioria dos casos, o veículo é apreendido. Se a situação envolve danos físicos ou estruturais, no caso de uma colisão por exemplo, o indivíduo é encaminhado até a delegacia e pode ser indiciado".


O sargento ainda ressalta que o motorista deve estar atento à situação da própria CNH. "O motorista precisa acompanhar a situação da sua habilitação, a quantidade de pontos na carteira, para que não seja surpreendido. Hoje esse acompanhamento pode ser feito online. Por isso, é inadmissível alguém alegar desconhecimento", destaca ele. 
Blogem 02.07.2014 - com informações da Tribuna do Norte, edição sábado 28/06/2014

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga