Capa

Capa
» » » » » ARAPONGAS | CISTERNAS NA PRAÇA MAUÁ E PÁTIO | Prefeitura cria cisterna para captação e aproveitamento da água das chuvas

O sistema implantado e a economia de água gerada por ele, garante que o plano de captação vale a pena.

Codar publicado 05/04/2015
Cisterna da Praça Mauá
A Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (CODAR) implantou na Praça Mauá, um sistema para aproveitamento da água da chuva.
A água das chuvas pode substituir a água tratada na lavagem de pisos, em descargas de vasos sanitários, para regar jardins e para fins agrícolas e de irrigação, liberando a água de boa qualidade para o abastecimento público e outros usos prioritários, gerando economia e menor impacto ao meio ambiente.
O sistema elaborado tem capacidade de armazenar até 2 mil litros de água de chuva protegida contra o mosquito da dengue.
A água de chuva cai em pequenos reservatórios impermeáveis. Quando esses reservatórios enchem, a água é canalizada para uma caixa d'água receptora, tradada com cloro, de onde é encaminhada, para a irrigação das plantas, manutenção e limpeza da própria praça.
Pátio - Foi instalado no pátio da Codar, Rua Tico Tico Rei uma caixa d'água de 10 mil litros. O tanque armazena a água que cai no telhado do barracão, que é direcionada pelo encanamento para armazenagem. A água da cisterna é utilizada para limpeza e manutenção do pátio e dos veículos.
Cisterna no Pátio
O sistema implantado e a economia de água gerada em ambos locais, garante que o plano de captação vale a pena.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3.300 litros por mês – 110 litros de água por dia – para atender às necessidades de consumo e higiene. No Brasil, o consumo de água por pessoa pode chegar a mais de 200 litros por dia.
Em muitos países e cidades brasileiras este sistema de aproveitamento de água das chuvas já é utilizado e com grande eficiência.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga