Capa

Capa
» » » » » ARAPONGAS | FESTÃO | Festa de Santo Antônio mantém tradição na cidade

Quinze mil visitantes devem passar pela 23ª edição do evento no fim de semana

O dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, é hoje, mas em Arapongas as festividades já começaram há alguns dias. No último fim de semana, teve início o XXIII Festão de Santo Antônio no salão da Paróquia Santo Antônio de Pádua, que continua nesse final de semana. Mais de 100 voluntários da igreja estão envolvidos na preparação da festa, tradicional na cidade.
Cachorro-quente, quentão e pé-de-moleque são só algumas das famosas iguarias do “festão”, preparadas com muito carinho e cuidado pelas voluntárias. Sem falar no bolo de Santo Antônio, que será cortado em 3 mil pedaços recheados de santinhos e também de esperança para aquelas que pretendem arrumar um marido por intermédio de um milagre do santo casamenteiro. 
A frente da organização da festa há 3 anos, Sílvia Esteves Galani conta que mal abrem as vendas do bolo, e as mulheres, ansiosas, já fazem fila para comprar. “Tem aquelas sortudas que acham três medalhinhas do santo no pedaço de bolo e outras que não encontram nenhuma. Por isso, muitas mulheres já compram mais de um pedaço para multiplicar as chances de encontrar um marido”, diz a organizadora.  O esperado bolo será cortado hoje (13), após a celebração da missa de Santo Antônio às 19h30.
No salão da paróquia, que foi decorado com enfeites produzidos por 700 alunos de catequese de toda a comunidade, será servido o tradicional frango assado com vinagrete, e nas barracas externas salgados, churrasquinho e doces típicos, além do chá de amendoim. Pescaria, quadrilha e fogueira animam a festa.  Amanhã, domingo (14), a missa será celebrada as 10 horas e depois haverá o almoço.
À noite, oito candidatas de diversas comunidades da paróquia disputam o título de “Rainha do Arraiá”. O Festão de Santo Antônio é aberto para a população, e a expectativa é que mais de 15 mil pessoas visitem o evento nesses três dias. A festa foi aberta ontem.
TRADIÇÃO - O Festão de Santo Antônio acontece nesse formato há 23 anos, mas a ministra da igreja Maria Precinotto viu o evento crescer durante os 55 anos que frequenta a paróquia. “Começamos em uma capela de madeira, com quermesses, e hoje são muitos detalhes na preparação. Uma festa muito alegre e bonita”, relembra D. Maria, enquanto ajuda a preparar os 6 mil cachorros-quentes que devem ser vendidos na festa durante esse fim de semana.
Foto: Delair Garcia

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga