Na última quarta-feira, dia 25 de setembro, a prefeitura através da Secretaria de Assistência Social de Arapongas realizou um dia de Confraternização, em comemoração a semana do Idoso, reunindo cerca de 200 pessoas no Salão Comunitário São José, no jardim Bandeirantes.
O vereador acrescenta que o baile representa a valorização do idoso, garantida pela Prefeitura. Lita parabeniza Vera Oliveira e toda a equipe da secretaria de Assistência Social comandada pela secretária Carmen Astuti, que fazem um brilhante trabalho de guerreiras nesse primeiro ano de mandato da administração Padre Beffa.
Dona Ozaltina, moradora do Jardim San Rafael relata que adorou o baile e comenta ainda que foi uma festa maravilhosa, em um ambiente familiar, onde puderam dançar, esquecendo um pouco de todos os problemas diários, além dos deliciosos "comes e bebes" que foram distribuídos.
O evento faz parte da Semana do Idoso que tem o dia comemorado no Brasil em 1º de Outubro e tem como objetivo a valorização do idoso.
Até o ano de 2006, esta data era celebrada no dia 27 de Setembro, porém, em razão da criação do estatuto do idoso em 1º de Outubro, o dia do idoso foi transferido para esta data de acordo com a lei número 11.433, de 28 de Dezembro de 2006.
As atividades desenvolvidas com os idosos visam estimular a participação nos centros de convivência, proporcionar melhoria na qualidade de vida e incentivar a integração social.
"Qualquer cidadão que já tenha idade avançada, mas continuam jovens de espírito, também têm direito a festa. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu esse dia de confraternização", finaliza o vereador Lita que frisa estar muito feliz em poder ter cooperado na realização do evento e de levar a eles o entretenimento através, de musicas, danças e outras diversões, alem de mostrar para sociedade a importância e o valor das pessoas da terceira idade.
Fonte:Assessoria Comunicação GVL
Dia do Idoso
No dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, sendo que a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.
As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.
O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.
Para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, pratique atividades produtivas, etc.
Envelhecer não é um processo fácil, muitas vezes causa depressão, desânimo, pois as pessoas vão sentindo que não tem mais valor para o trabalho, nem para seus entes queridos e familiares.
É comum vermos pessoas colocando idosos em casas de repouso, para não ter obrigação e cuidados com os mesmos. Isso é uma falta de consideração e de responsabilidade social, pois os direitos dos idosos encontram-se na Constituição do Brasil.
No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.
É preciso que sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a sua estabilidade emocional.
Sendo assim, estando com o lado emocional equilibrado, a saúde mental será muito mais valorizada e proveitosa.
No Brasil, a comemoração é feita no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade, tendo sido adotada a partir de 1999, para considerar as dificuldades, direitos e deveres a que estão sujeitos.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
GALERIA DE FOTOS
Vereador Lita e Vera Oliveira |