ARAPONGAS Indústria
Fiep
reuniu empresários e homenageou industriais da região; programação
será encerrada com atividades em Curitiba, nesta segunda-feira (26).
Blog, em 24/05/2014
Com Agência FIEP
Na última sexta-feira (23), a Fiep promoveu em Arapongas o quinto encontro de Construção da Agenda da Indústria do Paraná, em que lideranças empresariais da região apontaram os temas que consideram prioritários para o crescimento do setor industrial.Em Londrina, cerca de 700 pessoas participaram, na noite parte da noite da comemoração pelo Dia da Indústria. Durante a festividade, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) homenageou três empresários com trajetória de destacada contribuição para o desenvolvimento econômico e social da região Norte.
As atividades na região Norte fecharam a programação da Semana da Indústria 2014 no interior paranaense. Entre segunda e sexta-feira (19 a 23), o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, e gestores da entidade passaram por todas as regionais do Estado. As ações aconteceram também em Ponta Grossa (Campos Gerais), Francisco Beltrão (Sudoeste), Cascavel (Oeste) e Maringá e Paranavaí (Noroeste). Na segunda-feira (26), a Fiep realiza mais uma reunião de trabalho e uma festividade em Curitiba, envolvendo empresários de toda a Região Metropolitana da capital.
“Foi a mais produtiva das três Semanas da Indústria que já promovemos”, afirmou Campagnolo. Instituída pela atual gestão da entidade em 2012, a Semana da Indústria levou também ao interior as comemorações pelo Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio. “Este ano, estamos levantando subsídios para uma política industrial do Paraná. Ainda vamos concluir este trabalho em Curitiba, na segunda-feira, mas já deu para ter uma ideia de que teremos um documento muito forte, que vai representar os anseios dos empresários paranaenses”, completou Campagnolo, referindo-se à Agenda da Indústria do Paraná, documento que a Fiep vai elaborar com base na priorização feita pelos empresários nesta semana e que será entregue aos candidatos que vão concorrer nas eleições deste ano.
Na região Norte, os cinco temas apontados como prioritários para o setor industrial foram, pela ordem: tributação, relações do trabalho, financiamento, educação e eficiência do estado. “O país precisa de tributos e de empregos para crescer, e isso quem fornece são os empresários”, afirmou Nelson Poliseli, presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima). “Nossas empresas sofrem muito com uma carga tributária elevada e com as questões trabalhistas, e precisamos buscar soluções para isso”, completou.O empresário Sebastião Ferreira Martins, coordenador regional da Fiep em Apucarana, também ressaltou que a realização das reformas Tributária e Trabalhista é essencial para o desenvolvimento da indústria nacional. “Precisamos principalmente de uma reforma Trabalhista séria, em que empresários e trabalhadores sejam ouvidos. Hoje só vemos retalhos de acordos, que colocam mais obstáculos nessa relação. Temos que motivar nossos representantes legais, que são os deputados e senadores, para que acordem para esses temas, não podemos mais esperar”, disse.A comemoração em Londrina foi realizada junto com o tradicional jantar pelo Dia da Indústria, promovido pela sétima vez no município pelo Sindimetal Londrina e o Sinduscon-Norte. Este ano, além da Fiep, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) também foi parceira na organização da festividade. Durante a solenidade, a Fiep homenageou três empresários da região Norte com destacada atuação em prol do desenvolvimento da indústria. Valter Luiz Orsi e João Sequeira Cardoso e Oliveira foram condecorados com a medalha do Mérito Industrial da Fiep. Houve ainda uma homenagem especial in memoriam a Francisco Marcos Pennacchi.
Homenagens - João Sequeira Cardoso e Oliveira é um dos principais líderes do setor moveleiro da região Norte. Diretor-presidente da Moval – Móveis Arapongas Ltda., foi um dos fundadores do Sima, sindicato da indústria moveleira do município. Em sua trajetória, não mediu esforços para fortalecer o setor em Arapongas. A construção do edifício Palácio da Indústria e Comércio e do pavilhão de exposições Expoara, que ajudam a atrair novos negócios para a cidade, estão entre suas grandes conquistas. “Divido esse momento de muita emoção com minha família, meus amigos e meus colaboradores”, afirmou.
Já Valter Luiz Orsi, proprietário da Indusfrio Indústria de Refrigeração Ltda., destacou-se como liderança do setor empresarial ao sempre buscar a defesa do associativismo e da microempresa. Representou os legítimos interesses de sua classe, em cargos diretivos e de comando em entidades como Acil, Sindimetal Londrina e Fiep. Consciente de que o empresário, pela sua condição natural é também um líder na comunidade onde atua, Orsi engajou-se na defesa da educação. É mantenedor do projeto Bom Aluno, que incentiva alunos de baixa renda, e da Junior Achievement, que leva o empreendedorismo para dentro das escolas. “Fico extremamente feliz por se tratar de uma homenagem feita pela Fiep, entidade respeitada em todo o Brasil e que busca melhorias para todos nós empresários”, disse Orsi. “Todos nós que aqui estamos nos dedicamos na indústria em busca do bem comum para toda a sociedade”, acrescentou.
Na região Norte, a Fiep fez ainda uma homenagem in memoriam ao empresário Francisco Marcos Pennacchi, falecido em novembro do ano passado. Diretor do Grupo Pennacchi, de Arapongas, ficou conhecido na cidade pela tenacidade com que abraçava causas sociais e da indústria. Foi um grande incentivador da instalação do Sesi na região, para levar atendimento de saúde e atividades culturais e esportivas aos trabalhadores. Embora sua atividade fosse ligada ao setor alimentício, Pennacchi foi um dos principais incentivadores da formação do Arranjo Produtivo Local (APL) do setor moveleiro de Arapongas e teve influência decisiva na instalação de novos parques industriais na região.
A indústria do Norte – A região Norte abriga 8,9 mil estabelecimentos industriais (17% do total do Estado), que empregam 143 mil trabalhadores (também 17% do total). Os setores que geram mais empregos na região são: Alimentos (24,1%), Construção Civil (14,6%), Vestuário & Acessórios (12,8%), Móveis (11,6%) e Produtos de Metal (4,7%). Os cinco setores respondem por quase 68% dos empregos industriais da região. O PIB Industrial do Norte alcançou R$ 5,8 bilhões em 2011, correspondendo a 10% do PIB Industrial do Paraná.