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» » » » » » Nova York reduz velocidade de tráfego para 40 km/h

A partir de 7 de novembro, ruas de Nova York (EUA) terão sua velocidade máxima permitida reduzida para 40 km/h (25 mph). O objetivo é aumentar a segurança de pedestres e ciclistas e diminuir o número de mortes causadas por alta velocidade e imprudência. Rodovias e vias arborizadas, conhecidas como parkways, ainda terão limites mais altos, enquanto nas zonas escolares e outros pontos a velocidade será ainda mais baixa.

Essa é mais uma medida da prefeitura nova-iorquina na agenda de segurança no trânsito. Apenas com o uso de câmeras contra motoristas que furam o sinal vermelho, houve redução de 31% em atropelamentos nos cruzamentos com maior ocorrência.

Limites de velocidade mais baixos retardam carros e protegem as pessoas. Em um atropelamento por um automóvel a viajando a 65 km/h (40 mph), uma pessoa tem 70% de chance de morrer. Aos 50 km/h (30 mph), a pessoa tem 80% de chance de sobreviver. Limites de velocidade não são feitos para render multas.

Campanha - Está em vigor nas redes sociais a campanha para alertar a população sobre a importância da redução da velocidade. “Esta é uma das mudanças mais radicais que podemos fazer para proteger as famílias e bairros, mas tudo se resume às escolhas individuais e às decisões que cada um de nós faz. Estaremos nas ruas e nas ondas do rádio para garantir que os nova-iorquinos entendam como essa mudança é vital”, disse o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, em comunicado.


A campanha contará com uma fotografia de um nova-iorquino, juntamente com uma legenda sobre o porquê ele gostaria que condutores diminuíssem a velocidade em Nova York. As imagens incluem famílias afetadas por incidentes de trânsito, novos motoristas, cidadãos engajados​​, advogados e funcionários públicos. A primeira família da campanha “25 pessoas de 25 mph” são parentes de Sammy Cohen Eckstein, um garoto de 12 anos morto por uma van no ano passado, em Prospect Park West.

A cada ano, 250 pessoas em Nova York são mortas em “acidentes” veiculares, e outras quatro mil ficam gravemente feridas. Os pedestres representam 56% de todas as mortes no trânsito de Nova York. Crianças e idosos são especialmente vulneráveis. Pessoas com mais de 65 anos constituem 12% da população da cidade, mas representam 33% das mortes de pedestres.

Ser atingido por um veículo é a principal causa de morte relacionada a lesões para crianças menores de 14 anos. A principal causa para essas mortes (70%) é a condução perigosa de veículos.

Visão Zero - Esse tipo de mudança é feito com base no paradigma de transporte do Visão Zero, programa implementado na Suécia em 1997 e que redesenhou o sistema de transportes priorizando a segurança. A ideia que norteia todos os princípios é que “nenhuma morte é aceitável”.

O resultado é que incidentes de trânsito envolvendo pedestres no país caíram 50% nos últimos cinco anos. Os pilares são mudanças na infraestrutura viária, tecnologia de prevenção de acidentes nos veículos, educação e fiscalização. Entre os elementos de segurança implantados ou a serem realizados estão:

  • Novo desenho de sinalização nas vias - esclarecer a quem se destinam os espaços nas ruas através de melhores marcas;
  • Adicionar faixas de pedestres - esclarecer onde os pedestres atravessam por meio de sinalização;
  • Melhorar a visibilidade nos cruzamentos - remover barreiras visuais tais como áreas de estacionamento;
  • Ampliar faixa de estacionamento - manter carros e caminhões de entrega fora das faixas de rodagem parados em fila dupla;
  • Adicionar ciclovias e ciclofaixas - mostrar claramente a preferência do ciclista;
  • Criar espaços de conversão à esquerda - aumenta a segurança e evita que o trânsito pare;
  • Criar sinalização específica de conversão à esquerda - separar do tráfego no sentido contrário e pedestres;
  • Eliminar conversões inseguras - intersecções com melhores condições para a visibilidade e tráfego;
  • Sinalização para pedestres - dar a quem está a pé mais tempo de travessia;
  • Saída antecipada de ônibus - permitir que os coletivos saiam do semáforo antes dos carros;
  • Instalação de redutores de velocidade - em ruas residenciais, colocar lombadas para lembrar os motoristas de trafegar em baixa velocidade;
  • Semáforos coordenados - o alinhamento vai permitir a criação de “ondas verdes”, mantendo os motoristas viajando juntos em uma velocidade consistente;
  • Redução do excesso de velocidade noturna com tempo de sinal - tirar a oportunidade de desenvolver grande velocidade fora do horário do rush;
  • Aumentar o nível de iluminação pública - melhorar a visibilidade à noite em áreas com alto índice de colisões;
  • Ilhas de segurança de pedestres - encurtar distância de cruzamentos e afunilar pistas para motoristas;
  • Estender meio-fio para trazer pedestres para a linha de visão dos motoristas - diminuir distâncias de travessia;
  • Limites de velocidade mais baixos - enviar mensagem de que os motoristas estão entrando em zonas escolares ou outras áreas com tráfego intenso de pedestres;
  • Melhorias de acessibilidade - sinais de pedestres com acessibilidade e rebaixamentos de guias.


ENZO BERTOLINI - Vá de Bike
27/10/2014

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