Realizado na Acia, lançamento da Queima de Estoque atraiu 70 empresários
AIACIA - 12/03/2015
Mais de 150 lojas espalhadas por 189 estandes. Quinze mil metros quadrados de área total. Em apenas cinco dias vendas diretas que atingem R$ 6,5 milhões. Sessenta mil consumidores. Esse é o tamanho da MegaFeira Queima de Estoque 2015, apresentada a empresários terça-feira (10) à noite, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (Acia). "Vai ser a maior Queima de Estoque de todos os tempos", garante a presidente Evelyse Segura.
Presidente Evelyse Segura |
Coordenada pela Acia, a Queima de Estoque de Arapongas acontece de 03 a 07 de junho no Expoara (BR 369 - KM 181), um dos mais modernos pavilhões de exposição do País. O projeto da 17ª edição empolgou tanto que 70 lojistas presentes no lançamento adquiriram na hora 94 estandes. Ou seja, mais da metade da MegaFeira já tem dono. "É importante que o comerciante associado garanta logo o seu lugar. O sucesso de vendas no lançamento demonstra a importância da Queima de Estoque na vida do empreendedor", ressalta Evelyse.
Até 15 de abril a MegaFeira do Norte do Paraná continua restrita a associados da Acia. Depois, qualquer empresário, não importa a cidade, tem a chance de participar. "Abrimos uma lista de espera", afirma a gerente-administrativo da Associação Comercial, Elizabeth Liberato. "É bom que o lojista não associado faça uma pré-reserva pelo [43 3055 3377]. Caso sobre espaço, a gente dá prioridade à lista."
Os segmentos que os consumidores pedem
Este ano a entidade pretende agregar outros setores à MegaFeira. Lá o visitante já se acostumou a ver redes de móveis e decoração e eletrodomésticos e lojas de calçados, confecções, bijuterias, acessórios, produtos naturais, eletroeletrônicos, estofados, motocicletas, prestadores de serviço etc. Só que ele quer mais.
Pesquisa realizada pela Unopar na edição de 2014 constatou que 24% dos consumidores procuraram por agências de viagens e turismo, 19% foram atrás de revendedores de cosméticos e o interesse de 17% das pessoas se fixava nos ramos imobiliário e construção civil.
"O mais interessante de tudo é que ao se confrontar com outros dados da pesquisa a gente percebe a total coerência no cruzamento das respostas" diz Evelyse Segura. "E o que essa coerência significa? Significa que o expositor desses novos ramos têm retorno praticamente certo." Na sondagem feita durante a MegaFeira passada 24% dos entrevistados anotaram como ambição número um a compra de uma nova casa, e 20% queriam o carro zero quilômetro. Enquanto 19% planejavam viajar para o exterior, 16% dos consumidores escolheram destinos no Brasil mesmo. "A Queima de Estoque", assegura a presidente da Associação Comercial, "oferece muitas oportunidades de negócio para o verdadeiro empreendedor."
Novidades antes da Mega
A MegaFeira 2015 agrega várias opções de entretenimento. "A gente desejou criar um megaclima", afirma Evelyse Segura. "Nosso objetivo é fortalecer os laços entre o consumidor e a Queima de Estoque."
E as ações começam antes da abertura. No dia 30 de maio tem a Pedalada MegaFeira, um passeio de bike do Ginásio Municipal Luiz Augusto Zin ao Expoara promovido por Secretaria de Esportes e Acia. As 200 primeiras inscrições ganham kit com camiseta e medalha e concorrem a 25 vales-compra de R$ 200 exclusivos para a Queima de Estoque. A Associação Comercial vai distribuir ainda squeezes no passeio - aquelas garrafinhas para água que o pessoal leva à academia.
Um dia depois da Pedalada a MegaFeira patrocina corrida em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante essa competição de 31 de maio a Acia dá mais brindes. "Desejamos que toda a sociedade abrace como megaopção de vida a saúde e o bem estar", diz Evelyse Segura, presidente da entidade.
Novidades na Mega
Para a Queima de Estoque os organizadores pretendem reformular a área de lazer infantil. Jogos eletrônicos e outras opções de diversão para os adolescentes também estão sendo analisadas.
Mas o que deve prender os olhos das mulheres -e de marmanjos, por que não?- são os desfiles. O consumidor confere na passarela como ficam os looks com peças à venda na MegaFeira. E essa estratégia de marketing cai quase de graça no colo do lojista. Cada desfile de dez looks custa ao expositor só R$ 30. "Estão inclusos nesse valor modelos e toda assessoria ao empresário", explica a gerente-administrativo da Acia, Elizabeth Liberato.
Mas o comerciante precisa ter o gatilho rápido. Só há 24 vagas para o desfile. "Orientamos que faça a adesão no momento em que assinar o contrato da Queima de Estoque." O visitante não vai pagar nada para assistir.
No Festival Gastronômico
Se os desfiles cuidam dos olhos, o Dia de Chef no Festival Gastronômico amansa o estômago dos visitantes. Ana Paula Lopes e Pablo Lussich, cozinheiros de bagagem internacional, ensinam receitas simples, acessíveis e, claro, deliciosas. Gratuitas, as aulas têm de 30 a 40 minutos de duração e mostram o passo a passo e todos aqueles segredinhos e truques que garantem o mesmo sabor do prato ao fazê-lo em casa. O aluno pode até tirar a prova na hora de degustar a receita. Estão disponíveis 30 lugares para cada uma das cinco aulas, e as inscrições, sem custo algum, ocorrem na Acia (edifício Palácio da Indústria e Comércio, 1º andar).
A MegaFeira Queima de Estoque 2015, promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Arapongas, tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Informações e reservas de estandes pelo telefone (43) 3055 3377.