Capa

Capa
» » » » » » » ARAPONGAS | CIDADÃO HONORÁRIO | Desembargador federal Tadaaqui Hirose recebe título de cidadão honorário de Arapongas

O Desembargador agradeceu a indicação do título e relembrou sua passagem por Arapongas.

 Informações Tnonline e Prefeitura publicado 31/05/2015

Vereador Aroldoo Pagan (PHS) entregando o título
ao Desembargador.
A Câmara Municipal de Arapongas realiza entrega de Título de Cidadão Honorário ao desembargador federal Tadaaqui Hirose. A honraria foi proposta pelo vereador Aroldo Pagan (PHS), visto que o Desembargador cresceu na cidade, e, mesmo após sua ascensão na magistratura federal, continuou representando Arapongas em níveis estadual e nacional.
A solenidade foi realizada na sexta-feira, 29, às 19 horas, no Teatro Municipal Oduvaldo Vianna Filho - Vianinha.  A comitiva do Desembargador esteve integrada pelas seguintes autoridades: Juiz Federal Eduardo Tonetto Picarelli - Juiz Federal Auxiliar da Presidência do TRFda 4ª Região; Juiz Federal Nivaldo Brunoni - Diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado do Paraná; Juiz Federal Márcio Augusto Nascimento - Diretor do Foro da Subseção Judiciária de Londrina/PR; Juiz Federal Antônio César Bochenek - Presidente da AJUFE (Associação dos Juízes Federais do Brasil) e Sr. Toshio Ikeda, Cônsul Geral do Japão em Curitiba (Jurisdição: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
No início da tarde, Hirose e sua comitiva foram recebidos pelo prefeito padre Antônio José Beffa (PHS) em seu gabinete. Ao deixarem o Paço Municipal, eles seguiram para um chá da tarde na Colônia Esperança, onde foram prestadas diversas homenagens ao Desembargador, entre elas apresentações de cantos e danças milenares e contemporâneas japonesas pelo grupo da Associação Cultural e Esportiva de Arapongas (Acear). Ao fim das apresentações, Hirose plantou uma muda de cerejeira, símbolo dos samurais e da prosperidade no Japão. 

O Desembargador agradeceu a indicação do título e relembrou sua passagem por Arapongas. “Hoje, me vem à memória minha infância na cidade, as festas da igreja da Colônia Esperança, minha juventude na época do ginásio, a ida aos cinemas de Arapongas, e outros momentos. 
Me sinto agraciado com essa homenagem, que ficará marcada para sempre. Agradeço ao prefeito, à população e aos vereadores que aprovaram a indicação”, ressaltou Hirose.  
Entre os membros da comitiva do Desembargador estavam autoridades, como o Toshio Ikeda, Cônsul Geral do Japão em Curitiba, que ressaltou que a entrega do título ao Dr. Hirose é motivo de honra à comunidade japonesa. “É gratificante estar aqui hoje, na Colônia Esperança, que foi colonizada por japoneses, e ver que a cultura nipônica permanece viva. Essa honraria ao sr. Hirose nos orgulha ainda mais”, observou o Cônsul.
Apresentações na Colônia Esperança


O prefeito Beffa ressaltou a satisfação de acolher Hirose na cidade. “O título honorário fixa a cidadania do Dr. Hirose em Arapongas, em um dia que ficará marcado na história do município”, disse. O autor do projeto, vereador Aroldo Pagan, salientou as benfeitorias que o Desembargador já realizou pela cidade. “O Dr. Hirose teve grande papel na implantação da Unidade Avançada de Atendimento da Justiça Federal em Arapongas, e acreditamos que ainda vai fazer muito pelo município, agora como Cidadão Honorário”, observou Pagan. A solenidade de entrega do Título de Cidadão Honorário aconteceu no Teatro “Vianinha”.
Prefeitura entrega dois projetos
ao Cônsul do Japão, Toshio Ikeda.
Projetos ao cônsul - A prefeitura de Arapongas, através da secretaria municipal de Indústria e Comércio, realizou durante a cerimônia na Colônia Esperança a entrega de dois projetos ao Cônsul do Japão, Toshio Ikeda. “Um dos projetos, que prevê melhorias para a rodoviária de Arapongas, visa revitalizar o jardim ao seu entorno, com temas alusivos ao Japão. O segundo projeto prevê a construção de um passeio temático na Colônia Esperança, com lago, templo de meditação, pórticos e paisagismo, dentro do contexto japonês. “Entregando os projetos ao Cônsul, solicitamos sua ajuda na obtenção de recursos junto ao Japão, visto que nosso objetivo é preservar aquela cultura viva em nossa cidade”, explicou o secretário Pedro Paulo Nazario.
Tadaaqui Hirose - Ele nasceu no município de Guaimbê, em São Paulo, mas ainda criança mudou-se com a família para Arapongas. Filho de imigrantes japoneses, Hirose tem oito irmãos.
Graduou-se em Economia pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea/Unespar), e em Direito, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Vereador Lita Evangelista (PHS) juntamente com o
Desembargador Tadaaqui Hirose
Começou a vida profissional como advogado. Em 1979, ingressou na magistratura estadual, atuando em quatro comarcas no interior do Paraná. Em 1987, tornou-se juiz federal. Foi titular da 9ª Vara Federal de Curitiba e exerceu cargos de vice-diretor e diretor de Foro da Seção Judiciária do Paraná. Entre agosto de 1991 e agosto de 1993, foi membro do Tribunal Eleitoral do Paraná.
Hirose tornou-se desembargador do TRF4 em novembro de 1999. No tribunal exerceu os cargos de presidente da 6ª Turma Previdenciária, entre 2001 e 2003, Coordenador dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região, entre 2003 e 2005, presidente da 7ª Turma, de 2009 a 2011, e corregedor geral, de 2011 a 2013, ano em que assumiu a presidência da Corte (biênio 2013/2015).

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga