Capa

Capa
» » » » » » » ARAPONGAS | SEGURANÇA PÚBLICA | Instalada a 22ª Subdivisão Policial em Arapongas

A unidade atenderá 15 municípios e a prefeitura de Arapongas paga o aluguel da nova instalação. 

Informações de AEN e PMA publicado 10/07/2015
A instalação oficial da 22ª Subdivisão Policial (SDP) do Paraná ocorreu na tarde desta sexta-feira (10), em Arapongas e é resultado da união dos esforços de autoridades, Sociedade Civil e Conselho Municipal de Segurança. Na oportunidade o prefeito Padre Antônio José Beffa destacou a luta de mais de dois anos para essa importante conquista. “Arapongas é uma cidade de grande potencial e necessitava desse contato direto com Curitiba, para agilizar os processos, as demandas e ganhar mais força operacional. Diante a possibilidade o município alugou esse local para que a implantação fosse viabilizada e foi o que aconteceu. Agradeço a todas as autoridades que colaboraram com essa realização, os profissionais de Segurança, bem como Conselho e sociedade civil. E aproveito para pedir apoio para a construção do Centro de Detenção Provisória (CDP), que é uma necessidade crucial no nosso município”, declarou o prefeito.
A unidade atenderá 15 municípios e é resultado de uma parceria entre Governo do Estado e a prefeitura de Arapongas, que paga o aluguel da nova instalação. 
“A criação da Subdivisão Policial de Arapongas garantirá mais estrutura para a região. Vai melhorar o atendimento para a população e garantir um resultado melhor para investigações”, disse o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita. 
REFORÇO - O delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Cezar dos Reis, disse que a instalação da SDP é uma medida extremamente importante para a descentralização das atividades de polícia judiciária da região norte do Estado. “Até então, a Delegacia Regional de Arapongas era subordinada a Londrina. A descentralização é sempre importante e melhora os trabalhos. Arapongas já merecia essa estrutura há muito tempo, por ser uma cidade com quase 110 mil habitantes, um polo moveleiro com forte arrecadação e um município muito importante para o Estado”, afirmou o delegado-geral. 
Ele ressaltou que, desde a autorização da instalação da unidade, a polícia elaborou diversos projetos para a região. “Ainda em 2014 foram designados dois delegados para a cidade. A partir de agora o incremento do efetivo na unidade será gradativo.” 
MUNICÍPIOS - A Subdivisão Policial de Arapongas ficará localizada na Rua Marabu, 552, no Centro da cidade. O terreno é de 1.575 metros quadrados e a área construída é de 585 metros quadrados. Antes, os atendimentos eram realizados na Rua dos Tucanos, 1.487, também no Centro, local que agora será utilizado somente para custódia de preso. 
Na área de atendimento da nova SDP estão os municípios de Sabáudia, Rolândia, Porecatu, Florestópolis, Prado Ferreira, Miraselva, Bela Vista do Paraíso, Alvorada do Sul, Jaguapitã, Guaraci, Centenário Sul, Cafeara, Lupinópolis, Primeiro de Maio e Sertanópolis, que se desvincularam da 10ª Subdivisão Policial de Londrina. 
Delegado Dr. Osnildo Carneiro e vereador Lita Evangelista
Para o delegado-titular da 22ª Subdivisão de Arapongas, Carlos Marcelo Sakuma, a nova sede permitirá amplas melhorias para o município. “Melhora muita coisa, aumenta o efetivo e o número de equipamentos. O serviço é desempenhado de uma forma melhor, além de toda a autonomia que uma subdivisão traz”, disse. 
“Aqui em Arapongas contamos com a participação ativa e indispensável da população junto à polícia. A prefeitura alugou o imóvel, o Conselho de Segurança colaborou com a mobília do local e nós fizemos diversas adequações necessárias para iniciar o atendimento. Se não houvesse essa cooperação, não teríamos Subdivisão”, declarou o delegado. 
ESTATÍSTICAS – Arapongas registrou, até o início de julho deste ano, uma redução de 25% nos dados de furtos de veículo, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Já a queda nos registros de roubos de veículos foi de 51,4%. Foram 17 casos neste ano contra 35 no ano anterior. 
Redução que também se verifica quando se observa o número de roubos na cidade. No mesmo período foram registrados 228 roubos em 2015, contra 311 em 2014 - diminuição de 26%. Os registros de furto se mantiveram estáveis durante este período. 
Além do prefeito Padre Antônio José Beffa e do secretário de Estado, Wagner Mesquita de Oliveira, participaram da cerimônia o presidente da Cãmara Municipal, os delegados da Subdivisão, Osnildo Carneiro Lemes e Carlos Marcelo Sakuma, autoridades municipais e estaduais, vereadores, membros do Conselho de Segurança, Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga